Os hotéis acabam de ganhar mais uma classificação por excelência de serviços: o Guia Michelin, que reconhece com suas estrelas restaurantes incríveis, agora tem as Chaves para eleger os melhores hotéis do mundo. Na América do Sul, 84 hotéis receberam a premiação, sendo 20 deles no Brasil, incluindo dois com três chaves.
Nesta primeira Seleção Global de Chaves Michelin, realizada na quarta-feira (8) com uma cerimônia exclusiva no Musée des Arts Décoratifs, em Paris, os inspetores do Michelin selecionaram 2.457 entre os os mais 7 mil hotéis visitados no mundo.
COMO FUNCIONA A CLASSIFICAÇÃO

Para entregar suas chaves, os inspetores do guia avaliam os hotéis baseados em cinco critérios universais, levando em conta a experiência geral de hospitalidade de cada hotel, além dos serviços individuais.
Assim, uma Chave Michelin representa uma estadia muito especial, uma joia com personalidade própria. Pode romper padrões, oferecer algo diferente ou simplesmente ser uma das melhores de seu tipo. O serviço vai além do esperado e oferece significativamente mais do que estabelecimentos de preço semelhante.
Duas Chaves são uma estadia excepcional. Um lugar verdadeiramente único e excepcional em todos os aspectos, onde uma experiência memorável é sempre garantida. Um hotel com caráter, personalidade e charme, operado com evidente orgulho e cuidado. Design ou arquitetura marcante e um verdadeiro senso de localidade tornam este um lugar fantástico para se hospedar.
Três Chaves representam uma estadia extraordinária. Aqui, tudo gira em torno do deslumbramento e da indulgência — é o auge do conforto, serviço, estilo e elegância. Um dos hotéis mais notáveis e extraordinários do mundo, ideal para uma viagem inesquecível. Todos os elementos da grande hospitalidade estão presentes para garantir que qualquer estadia permaneça viva na memória e no coração dos viajantes.
AMÉRICA DO SUL

A seleção inclui 84 chaves para sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Os cinco hotéis com três chaves são: Hotel das Cataratas (A Belmond Hotel) e Rosewood São Paulo, no Brasil; Tierra Patagonia Hotel & Spa e Awasi Patagonia, em Torres del Paine, no Chile; Las Casitas (A Belmond Hotel Colca Canyon), em Arequipa, Peru. O Rosewood São Paulo também ganhou o prêmio Michelin na categoria arquitetura e design.
O Brasil, com mais hotéis reconhecidos no continente, teve além dos dois hotéis premiados com três chaves, outros dois com duas chaves: o Copacabana Palace (A Belmond Hotel), no Rio de Janeiro, e o Palácio Tangará, também em São Paulo.


Já a lista de hotéis com uma chave tem 16 nomes de diferentes estados. São eles: Barracuda Hotel & Villas (BA); Botanique Hotel & Spa (SP); Carmel Taíba Exclusive Resort (CE); Emiliano São Paulo (SP); Fasano Angra dos Reis (RJ); Fasano Boa Vista (SP); Fasano Salvador (BA); Fasano São Paulo (SP); Fasano Trancoso (BA); Fera Palace Hotel (BA); Hotel Santa Teresa Rio MGallery (RJ); Kenoa Exclusive Beach & Spa Resort (AL); Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (SC); Pulso Hotel Faria Lima (SP); Toca da Coruja (RN); Txai Resort (BA).
COMO ENCONTRAR OS HOTÉIS
Todas as recomendações de hotéis estão disponíveisitamente gratuitamente no site e no aplicativo do Guia Michelin, onde os viajantes também podem fazer suas reservas diretamente. O guia também oferece serviço de especialistas em viagens, proporcionando assistência personalizada antes e durante cada estadia.
Acesse aqui a Seleção Global de Chaves MICHELIN 2025 para conhecer outros hotéis reconhecidos mundo afora.