A maioria dos eleitores americanos diz que o presidente Joe Biden deveria “renunciar pela maneira como administrou a retirada dos EUA do Afeganistão”, deixando 13 militares americanos e mais de 170 civis afegãos mortos.
Foi o que revelou a última pesquisa Rasmussen Reports, divulgada na manhã desta quarta-feira (1º). Para 52%, Biden deveria renunciar, enquanto 39% discordam e 9% não têm certeza.
Caso ele não renuncie – e até agora não há nenhum indício de que o fará – 60% dos eleitores ouvidos na pesquisa acreditam que ele deve sofrer um impeachment. Outros 37% não concordam com seu impedimento.
A possibilidade de Kamala Harris, vice-presidente, assumir o cargo também não é bem recebida pelos eleitores americanos.
Segundo a pesquisa, apenas 38% dizem que Harris estaria qualificada para assumir as funções de presidente, 47% disseram que ela “não é nenhum pouco qualificada” e 13% acham que está apta para o cargo.
“O desejo de tirar Biden da Casa Branca não se traduz em confiança na qualificação de seu vice-presidente para substituí-lo”, escreveu Rasmussen Reports no resumo dos resultados da pesquisa.
“Por outro lado, entre os eleitores que não acham que Biden deveria renunciar, 74% dizem que Harris está pelo menos um pouco qualificado para se tornar presidente.”
Entre os que pedem a renúncia de Biden 75% são republicanos, 48% eleitores de terceiros ou independentes e 32% dos democratas.
O Rasmussen Reports pesquisou mil prováveis eleitores dos EUA, entre 30 e 31 de agosto, junto com o trabalho de campo da Pulse Opinion Research. A pesquisa tem uma margem de erro de mais ou menos 3 pontos percentuais.