De volta às origens: a Estrada Real ganha o status de reconhecimento de monumento nacional. Ela é formada por caminhos da época imperial, que incluem os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, que atravessam a Mata Atlântica, entre as serras da Mantiqueira e do Mar.
A estrada foi construída em meados do século 19 pela coroa portuguesa para ligar o litoral fluminense à área de exploração de ouro e diamantes, que eram retirados das terras mineiras.
O novo decreto do governo sobre a Estrada Real abrange 183 localidades. Entre os municípios estão os de Diamantina,|Ouro Preto (foto), São João del Rey, São Lourenço e Juiz de Fora, em Minas Gerais; Paraíba do Sul, Três Rios, Petrópolis, Magé e Parati, no Rio de Janeiro; Cruzeiro, Guaratinguetá e Cunha, em São Paulo.
CAPITAL DO TRICÔ
A cidade de Monte Sião (RJ) também foi reconhecida, por lei, como Capital Nacional da Moda Tricô. Hoje, no município existem cerca de 1,2 mil pequenas indústrias e 1,5 mil lojas dedicadas ao tricô. E a atividade das malharias representa cerca de 90% da arrecadação municipal.