Mais um vulcão, ‘acorda’: desta vez foi o Monte Aso, no sul do Japão, que lançou ao céu uma coluna gigante de gás, cinzas e pedras, assustando visitantes que saíram correndo pelos arredores.
O vulcão, na ilha de Kyushu, entrou em erupção às 11h43 (horário local) desta quarta-feira (20), assustando turistas. Havia dezenas de ônibus e carros estacionados no local.
As cenas impressionantes foram registradas por câmeras próximas e pelos celulares dos turistas.
Até o momento não há relato de vítimas, embora as equipes de resgate continuem no local a procura de eventuais pessoas que tenham sido atingidas pelas cinzas que desceram das laterais do vulcão.
O Monte Aso é um dos maiores e mais ativos vulcões do mundo, com várias fontes termais no interior de uma enorme cratera.
Ele tem cinco picos, sendo o mais alto de 1.585 metros acima do nível do mar.
O vulcão, uma atração turística popular no país, costuma entrar em atividade com frequência. Em 2019, expeliu nuvens de cinzas em diversas ocasiões. Parte desse material orgânico é usada para pastagem de gado.
A última grande erupção ocorreu em 2016, quando lançou cinzas a uma distância de 11 quilômetros que cobriram cidades próximas.