Jeff Bezos, CEO da Amazon, estreou nesta terça-feira (20) uma nova profissão: agora é um astronauta. Ele foi ao espaço a bordo de uma cápsula impulsionada pelo foguete New Shepard, da Blue Origin, sua própria empresa.
Bezos decolou do Texas, às 10h12 (horário de Brasília) com mais três pessoas: o seu irmão Mark, o adolescente holandês Oliver Daemen, de 18 anos (a pessoa mais jovem em uma jornada como esta) e a piloto Wally Funk, de 82 anos, a mais velha, que esperou 60 anos para realizar o sonho.
A aventura é fantástica e muito rápida – durou 10 minutos. Primeiro, o lançamento do foguete, onde vivenciaram até três vezes a pressão na superfície. Depois, mais quatro minutos de ausência de gravidade, fase em que poderão observar, sob nova perspectiva, a curvatura da Terra.
E, finalmente, mais três minutos até o pouso no deserto do estado americano.
“Foi incrível, inacreditável”, disse o homem mais rico do planeta ainda na capsula. “Fiquei surpreso como estar na gravidade zero era fácil, natural”.
Ele contou que durante o tempo de gravidade zero podia ouvir Wally Funk, a ex-trainee da NASA, gritando: “está escuro aqui”.
Ao desembarcar, entre aplausos da plateia que o aguardava no solo, concluiu: “Foi o melhor dia de todos”.
Uma hora depois da viagem, Bezos definiu melhor tudo o que sentiu no espaço:
“O momento de paz mais profunda foi olhar para a Terra. Todo astronauta, todos que foram ao espaço dizem que se sentem pasmos e maravilhados de olhar para a Terra com toda sua beleza, mas também sua fragilidade. Eu assino embaixo”.
Ele também agradeceu a cada cliente e a cada funcionário da Amazon: “Vocês pagaram por tudo isso aqui”
A escolha da data, 20 de julho, não foi aleatoria: neste mesmo dia, há 52 anos, o homem pisava pela primeira vez na Lua.
Agora, os bilionários da Terra dão início a exploração do turismo espacial. No último dia 11, Richard Branson, dono da Virgin Galactic, também fez sua estreia como astronauta.