Joe Binden e Kamala Harris, projetados como vencedores das eleições americanas, já estão montando sua equipe de transição e a primeira pauta é a “luta contra a pandemia”. Eles lançaram na manhã desta segunda-feira (9) um conselho consultivo para administrar a covid-19.
“Lidar com a pandemia do coronavírus é uma das batalhas mais importantes que nosso governo enfrentará e serei informado pela ciência e por especialistas”, disse Biden no comunicado que anuncia o conselho”, publicou a ABC News.
“O conselho consultivo ajudará a moldar minha abordagem para gerenciar o aumento nas infecções relatadas; garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes e distribuídas de forma eficiente, equitativa e gratuita; e proteger as populações em risco”, diz ele em um comunicado.
O conselho será liderado por três co-presidentes: o ex-cirurgião geral, Vivek Murthy, e o ex-comissário da Food and Drug Administration, David Kessler junto com a Dra. Marcella Nunez-Smith, professora de medicina em Yale Universidade. No total, são 13 integrantes.
Basicamente, a pauta de Biden defende a expansão de testes de acesso e rastreamento de contato em todo o país.
Ele também defende a obrigatoriedade de máscara em todo o país e a distribuição de uma vacina que seja identificada e aprovada.
Enquanto isso, prosseguem as batalhas judiciais nos EUA para apurar inúmeras denúncias de irregularidades e fraudes durante as eleições mais polêmicas na história recente do país.