Aos que estão em contagem regressiva para voltar à vida normal, um aviso: o coronavírus provavelmente nunca desaparecerá do planeta e uma vacina não o isolará completamente.
Não se trata de nenhuma teoria da conspiração ou de jogo político, mas sim de um alerta de um dos principais conselheiros científicos britânicos, Patrick Vallance.
O recado foi dado por ele aos membros da Câmara de Londres. Ele acredita que no futuro o vírus será como uma gripe, causando surtos a cada ano.
Vallance disse que os ministros e especialistas em geral deveriam parar de “prometer excessivamente”, ser realistas sobre as perspectivas de uma vacina e sobre o prazo provável para a imunização.
Ele considera difícil que a vacina esteja pronta antes da primavera de 2021. Portanto, acrescenta, a luta com Covid-19 será longa.
O cientista também alertou que uma epidemia de gripe representa agora a maior ameaça biológica ao Reino Unido. Vírus transmitidos por animais e resistentes a antibióticos também preocupam.
“À medida que o gerenciamento melhore, com vacinação para reduzir a chance de infecção e a gravidade da doença, o coronavírus começa a parecer mais como uma gripe anual do que com qualquer outra coisa.”
Bem que os líderes mundiais poderiam ouvir a ciência, como tanto pediam!