Demorou, mas está acontecendo, finalmente: o Instagram vai desfocar automaticamente imagens contendo nudez nas mensagens diretas.
O recurso é para combater os assédios sexuais e outras formas de abuso de imagem, especialmente relacionados a crianças e adolescentes.
A novidade foi anunciada pela plataforma em seu próprio blog no último dia 11 de abril.
Como funciona a extorção sexual online? Os predadores online pedem às vítimas fotos explícitas de si mesmas. Vale lembrar que eles não obrigam ninguém a fazer isso.
Uma vez conseguido o material, eles ameaçam expor a pessoa publicamente, a não ser que pague em dinheiro ou em favores sexuais. Essa é a chantagem básica.
Há quadrilhas no mundo inteiro que praticam esse tipo de extorsão. Por isso, os adultos devem tomar cuidado ao “namorar” na internet mandando seus nudes.
COMO FUNCIONARÁ
A nova ferramenta vai borrar qualquer imagem com nudez nas caixas de mensagens diretas, “além de incentivar as pessoas a pensarem duas vezes antes de mandar suas imagens de nudez”, diz o Instagram.
Outra vantagem do recurso é que ele vai impedir que as pessoas vejam imagens de nudez em suas caixas pessoais de mensagens. Afinal, é uma prática muito comum na internet, especialmente no Messenger do Facebook.
Mas, o recurso do desfoque só se aplicará ao Instagram, deixando de fora o Facebook e o WhatsApp, que também pertencem à Meta.
Menores de 18 anos terão o recurso ativado por padrão, enquanto os adultos receberão uma notificação para usá-lo.
Os que enviarem mensagens com imagens de nudez serão avisados para agirem com cautela em relação a essas fotos e terão a opção de cancelarem o envio.
MUITAS CRÍTICAS
Não é de hoje que o assunto é debatido entre os usuários das redes sociais mundo afora. Mark Zuckerberg, dono da Meta, já chegou até pedir desculpas aos pais por expor seus filhos a predadores sexuais no Instagram, em uma audiência no Senado dos EUA, no início deste ano.
O fato é que a plataforma esperou tempo demais. Muitas crianças e adolescentes vêm sendo prejudicados com os golpes sexuais online e expostos a situações perigosas ao longo dos últimos anos.