Quem resiste a um bom vinho italiano? Se você mora ou estará na capital paulista poderá degustar alguns dos melhores rótulos na 1ª Settimana del Vino Italiano, entre 20 e 26 de maio, que serão servidos em 20 restaurantes da cidade especializados na cozinha italiana. A proposta é oferecer rótulos de todas as regiões da Itália, uma das maiores produtoras da bebida milenar.
Na última safra (2023), segundo o ISTAT (Instituto Nacional de Estatística da Itália), o país engarrafou 42,5 milhões de hectolitros de vinho. Veneto, Puglia e Emilia-Romagna são as três regiões com os volumes mais altos na produção.
Além disso, a Itália exibe a mais rica diversidade de espécies de uvas viníferas autóctones do planeta (545 cepas). Outro detalhe curioso é que os parreirais estão distribuídos por todas as 20 regiões administrativas. E cada uma delas, do Valle d’Aosta à Sicilia, tem pelo menos um vinho com características únicas, que o diferenciam de todos os outros do país.
O evento, promovido pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, é uma espécie de esquenta para a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, que acontecerá em outubro de 2024, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Para aproveitar o melhor da semana do vinho, basta visitar um dos 20 restaurantes participantes e escolher entre as sugestões de rótulos da região que a casa representa, disponíveis em taça ou garrafa. Todos os restaurantes também vão oferecer harmonização de pratos para os seus respectivos vinhos, enquanto outros apresentarão receitas exclusivas da mesma região. Delícia de menu, não?
SERVIÇO
LISTA DE REGIÕES VINÍCOLAS E OS SEUS RESPECTIVOS RESTAURANTES
ABRUZZO: RISTORANTINO (UNIDADE JARDINS); BASILICATA: ZUCCO (UNIDADE JARDINS); CALABRIA: SENSI; CAMPANIA: LIDO; EMILIA-ROMAGNA: VINHERIA PERCUSSI; FRIULI-VENEZIA GIULIA: TERRAÇO ITÁLIA; LAZIO: CA’D’ORO; LIGURIA: SANTO COLOMBA; LOMBARDIA: MAREMONTI (UNIDADE CAMPO BELO); MARCHE: VINARIUM MOLISE: SHIHOMA; PIEMONTE: PISELLI (UNIDADE JARDINS); PUGLIA: SUPRA DI MAURO MAIA; SARDEGNA: TRE BICCHIERI; SICILIA: ENOSTERIA (UNIDADE OSCAR FREIRE); TOSCANA: TEMPERANI CUCINA; TRENTINO-ALTO ADIGE: ZENA; UMBRIA: CASA SANTO ANTÔNIO; VALLE D’AOSTA: SIMONE; VENETO: GERO ITAIM.
Mais informações: www.settimanadelvino.com