Alain em Paris: CIDADE LUZ BRILHA PARA O NATAL!

A capital francesa já está pronta e linda para as festas. Vem conhecer as principais atrações!

POR ALAIN ROUSSEAU

Após os primeiros flocos de neve na semana passada, Paris já está vestida para o Natal. Aqui, um pequeno roteiro dos lugares mais famosos das festas de final de ano na capital francesa.

GRANDE AVENIDA
Tradicionalmente, a iluminação da Champs Élysées, a avenida mais bonita do mundo, marca o início das
festividades de Natal em Paris. A estreia da iluminação ocorreu no último domingo, 24 de novembro de 2024. O lançamento geralmente conta com a presença de uma ou mais celebridades atuando como padrinhos, bem como dos prefeitos de Paris e do 8º arrondissement. Karl Lagerfeld, Lili-Rose Depp e muitos outros compareceram ao lançamento.

Este ano foi Tony Estanguet, presidente do Paris 2024, o órgão organizador dos Jogos Olímpicos, quem apertou o botão. Mais uma vez, as 400 árvores ao longo da famosa avenida foram enfeitadas com luzes. As luzes geralmente continuam até o final da primeira semana de janeiro e ficam acesas até a meia-noite, com exceção das noites de 24 e 31 de dezembro, quando a Champs-Élysées brilha a noite toda.

VITRINES ANIMADAS
Outra tradição natalina parisiense são as vitrines animadas nas lojas de departamento. Foi o Le Bon Marché que lançou a mania das vitrines animadas em Paris, em 1909. Em meio à mania do “Grande Norte”, depois que o americano Robert Peary chegou ao Polo em um trenó puxado por cães, a vitrine da loja reencenou sua chegada triunfal. Gaston Descamp, um fabricante de autômatos, teve a ideia do tema, que já havia sido aplicado a brinquedos de pelúcia e de todos os tipos. Outras lojas da capital logo seguiram o exemplo, primeiro a Galeries Lafayette e depois a Le Printemps.

A árvore de Natal da Galeries Lafayette Fotos Alain Rousseau

Mas, foi em Nova York, na Macy’s, que as primeiras vitrines de Natal apareceram em 1874, e
sua versão animada em 1889, na loja original da 14th Street. Na cidade, assim como em Paris, os temas das vitrines são decididos com um ano de antecedência, pois a instalação dessas vitrines em uma loja significa 650 horas de montagem, dia e noite, durante quase três semanas.

Vitrine animada da Galeries Lafayette

Mas, enquanto as vitrines de Nova York celebram o famoso “espírito natalino”, com uma devassidão de decorações e brilho, as vitrines parisienses têm um “je ne sais quoi” único de elegância, um toque francês.

MERCADOS DE NATAL

Parque de diversões do mercado de Natal do Jardin des Tuileries

Originário da Alemanha, o primeiro mercado de Natal foi realizado na Alsácia no século XVI. Era chamado de “Marché de Saint-Nicolas”. Era um lugar para comprar presentes para crianças por ocasião de São Nicolau, o santo padroeiro das crianças. Em Paris, o mercado mais conhecido e mais festivo ocorre agora nos Jardin des Tuileries, entre o Museu do Louvre e a Place de la Concorde, a poucos passos da Champs-Élysées.

O mercado goumet em Tuileries

Este ano, além de passeios como a roda-gigante, há um mercado gourmet com 80 chalés de madeira para levá-lo a um passeio gastronômico pela França. Ali são vendidas há especialidades das principais regiões francesas, sem esquecer do tradicional vinho quente e das castanhas assadas. Bom apetite! E para ajudar na digestão, coloque seus patins de gelo e vá para a pista ao ar livre.

PATINAÇÃO NO GELO

Pista de patinação no gelo sob o teto de vidro do Grand Palais

Após uma ausência de cinco anos, o Grand Palais des Glaces, a gigantesca e icônica pista de patinação no gelo que se estende sob o teto de vidro do Grand Palais, finalmente está de volta, e que retorno!
Com seus 2.700 m², é a maior pista de gelo coberta do mundo, e há até uma área reservada para crianças!
Você poderá patinar ao ritmo das luzes e da música, incluindo um DJ, e no meio uma obra de arte monumental, um pouco como a árvore da Lagoa, no Rio de Janeiro. A pista será inaugurada dia 14 de dezembro de 2024.

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA
Não é preciso ir a Nova York para comprar seus brinquedos da F.A.O Schwarz. Este ano, a marca de brinquedos mais famosa do mundo estará no 5º andar da Galeries Lafayette, no boulevard Hausmann!

ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp