A praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, nas proximidades do famoso parque aquático Beach Park, no Ceará, viveu na manhã desta segunda-feira (9) uma explosão de vida. É que 101 filhotes de tartaruga-marinha da espécie oliva (Lepidochelys olivacea) nasceram e já saíram em direção ao mar.
A tartaruga-oliva é considerada uma espécie incomum na região e esta foi a primeira ocorrência de nascimento na atual temporada reprodutiva. A liberação dos filhotes foi coordenada pela ONG Apremace, com a presença de voluntários, colaboradores do Beach Park e bombeiros civis, entre outros.
Assim que foram soltas na areia, as tartaruguinhas chegaram ao mar em poucos minutos, emocionando quem estava por lá.

Desde o início da temporada de desovas, em 19 de dezembro de 2024, a Apremace monitora 114 ninhos no litoral de Aquiraz. A estimativa é que cerca de 12, mil filhotes de diversas espécies já tenham sido conduzidos ao mar durante esse período. E novos nascimentos devem ocorrer até o final da temporada.
O ninho da tartaruga-oliva vinha sendo acompanhado de perto pela Apremace, com apoio da equipe de sustentabilidade do Beach Park. O local foi identificado e isolado com cordas e sinalização, garantindo a segurança do ninho e evitando a circulação de pessoas na área. A equipe do destino turístico é capacitada para atuar em situações como essa, prestando os primeiros cuidados necessários.
Belo projeto, não?