Quer tirar ou renovar seu visto para os Estados Unidos? A partir de agora, qualquer estrangeiro deve liberar total acesso as suas redes sociais. A nova medida, divulgada pelo Departamento de Estado, já está em vigor em todos os consulados americanos do mundo.
Como vai funcionar? O candidato a visto deve deixar suas mídias sociais com acesso público durante o processo. Isso significa que postagens, fotos, comentários e conteúdos deverão estar disponíveis
Quem deixar os perfis fechados, ou não estiver nas redes, corre o risco de ter o seu visto negado. Segundo o governo americano, a nova forma de triagem tem por objetivo identificar conteúdos considerados hostis aos EUA, seja contra o governo, sua cultura, instituições ou valores.
Aqueles que também são simpatizantes de organizações terroristas, como o Hamas, ou tiverem nas redes uma postura antissemita também terão seus vistos negados. Os funcionários dos consulados foram orientados a acompanhar o ativismo político dos solicitantes para que esses comportamentos eventualmente não se repitam em solo americano.
Segundo o comunicado do governo, a prioridade para as novas regras são voltadas aos pedidos de vistos de estudantes e intercambistas, cujos processos haviam sido suspensos até que essas mudanças entrassem em vigor.