Alain em Paris: O DESCOLADO RESTAURANTE PERONISTA NO CORAÇÃO DE MADRI!

O que a gastromia e a política têm em comum? Vem conhecer esse conceito no Perón-Perón, a casa que lembra o ex-presidente argentino, em Malasana, bairro boêmio da capital espanhola!

POR ALAIN ROUSSEAU

Esta semana envio a coluna de Madri, onde estou passando algums dias de férias.

Enquanto passeava pelo bairro boêmio de Malasaña, fui atraído por uma imagem gigante de Eva Perón na fachada de um restaurante: o Perón Perón, no número 6 da calle Pez, a rua preferida da Sarah Jessica Parker.

Muito intrigado, entrei e descobri um verdadeiro templo em homenagem a Juan Domingo Perón, ex-presidente argentino que governou o país por três mandatos, e ao peronismo, bem no coração de Madri.

Decidi então saber mais e almoçar lá.

O garçom, muito simpático, me explicou que esse restaurante não é apenas uma casa argentina, como eu imaginava, mas também um conceito político, criado há 14 anos em Buenos Aires por Daniel Narezo, um militante peronista que se tornou empresário e já possui quatro estabelecimentos na Argentina!

CONCEITO POLÍTICO CULINÁRIO

O legado do ex-presidente argentino é reverenciado na casa Foto Alain Rousseau

Em conversa com o jornal La Nacion, Narezo relembra que a ideia de criar um restaurante surgiu há vários anos:

“Como militantes, íamos às unidades básicas, sempre úmidas e frias, sem nada para comer ou beber. E eu pensava: ‘por que não um lugar com estilo?’. Nossos locais são como uma atualização de uma unidade básica, contam uma história em suas paredes. São também algo como os antigos bares de Paris, onde filósofos e políticos se reuniam para debater. Essa é a ideia original”.

O Perón Perón de Madri promete se tornar uma ponte cultural entre a Espanha e a Argentina, e um local de encontro e debate para os amantes da gastronomia.

É o primeiro estabelecimento da marca fora da Argentina. A escolha de Madri foi óbvia, pois, além dos laços históricos e profundos com Buenos Aires, a capital espanhola acolheu Perón durante seus 18 anos de exílio.

A próxima inauguração europeia poderá ser em Nápoles, cidade de outro peronista famoso: Maradona!

DECORAÇÃO TEMÁTICA

Foto Divulgação

A decoração e o ambiente do restaurante em Madri seguem a mesma linha dos restaurantes da marca, fortemente alinhados com o peronismo. A imagem de Eva Duarte está pintada na porta do local e não deixa nenhum transeunte indiferente. O restaurante conta com murais, imagens e frases emblemáticas de figuras como Juan e Eva Perón, fotografias históricas do movimento peronista e uma iconografia de Diego Maradona, criando uma experiência imersiva e única que transporta os clientes para outra época.

O halo artístico, cultural e boêmio está impregnado nos murais e abóbadas, realizados pelo artista Juan Danna, em colaboração com Suyay Brilliau, oferecendo uma experiência visual impactante. A pessoa se sente como se estivesse em um ateliê de artistas de outras épocas.

MENU ENGAJADO

Foto Divulgação

Lucas Winkelmann, o chef principal em Buenos Aires, treinou os membros da equipe de cozinha em Madri para que o restaurante mantivesse a identidade da marca, evocando o espírito de Evita Perón e da era peronista em todo o seu esplendor através da gastronomia.

O menu do “Perón – Perón” inclui pratos com nomes alusivos ao peronismo como na Argentina. Encontra-se o pastel de papas, que era o prato preferido do general. O cardápio inclui pratos com nomes provocativos, como a tábua de frios Pedro Eugenio (por Aramburu, assassinado pelos Montoneros) ou os “panqueques Cobos” (em referência ao ex-vice-presidente Julio César), além da milanesa a cavalo “dos potências se saludan” (duas potências se cumprimentam) ou o pudim plan quinquenal (plano quinquenal). É claro que não poderia faltar o nacional e popular choripão.

BAIRRO BOÊMIO

Malasaña é o bairro boêmio e badalado de Madri desde a Movida dos anos 1980, movimento cultural na Espanha! Ele forma um quadrado irregular delimitado pela Gran Vía ao sul, pela rua Fuencarral a leste, pela rua Carranza ao norte e, finalmente, pela rua San Bernardo a oeste.

Uma das ruas do bairro Malasaña, em Madri Foto Divulgação

O nome é em homenagem a Manuela Malasaña, heroína madrilenha das revoltas de 2 de maio de 1808 contra as tropas francesas. Um evento histórico de grande importância para o bairro, já que seu centro nevrálgico, a praça do Dos de Mayo, está localizado no local do antigo Parque de Artilharia de Monteleón, onde ocorreu um foco de insurreição sob o comando de Luís Daoíz e Pedro Velarde. A praça atual conservou um arco do antigo quartel e um monumento em homenagem a esses dois capitães testemunha esses eventos.

Além de seus muitos restaurantes e cafés, Malasaña é de longe um dos melhores bairros para fazer compras se você estiver procurando por boas ofertas em artigos usados. As lojas vintage mais populares estão localizadas na calle Velarde e na calle del Espíritu Santo.

Foto Divulgação

Pessoalmente, sou fã da L.A. Vintage, um local imperdível para os amantes da moda vintage e de luxo. A L.A. Vintage oferece uma ampla seleção de roupas e acessórios de grife, cuidadosamente selecionados por sua qualidade e estilo.

ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp