VIAGEM MÁGICA A CRISTALINA, A RESERVA GIGANTE DE CRISTAIS!
Os cristais de quartzo da cidade, no leste de Goiás, receberam ímportante selo de procedência. Mas, ali não apenas as pedras fazem sucesso: a natureza é exuberante, com cachoeiras, lagoas, cânions e um céu límpido para ver as estrelas!
Você já ouviu falar de Cristalina? Essa cidade, no leste do estado de Goiás e bem pertinho do Distrito Federal (cerca de 131 km de Brasília), tem uma das maiores reservas de cristais do mundo. E agora seus cristais de quartzo receberam uma classificação importante: o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG).
E o que vem a ser esse selo? É a indicação de procedência pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que agrega valor ao produto e protege a região produtora..
A cidade, com cerca de 62 mil habitantes, foi oficialmente nomeada a Capital Goiana dos Cristais, em 2024. Hoje, a lapidação e o turismo atraído pelo segmento mineral respondem entre 5% e 10% do PIB do município, segundo o governo local. Nesse centro nacional de comércio e lapidação de cristais e gemas, há ametistas, esmeraldas, safiras, topázios, turmalinas. Ele abriga cerca de 250 artesãos dedicados ao artesanato mineral
“Foi uma conquista muito importante para nossos garimpeiros, artesãos e para a cidade. Temos a maior reserva de cristal do mundo, mas ainda não tínhamos um documento que pudesse certificar de forma oficial. Agora, com a indicação de procedência da IG, podemos emitir o selo de origem do nosso cristal”, celebra o vice-presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, William Souto.
Mercado dos Cristais: festa para os sentidos Foto Divulgação
O que diferencia o mineral da região é a variação do cristal, chamado de lemuriana. Ele é caracterizado por uma série de linhas, parecidas com códigos de barras. Segundo a coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae, Hulda Giesbrecht, esse reconhecimento potencializa o reconhecimento da região.
COMO TUDO COMEÇOU!
Lagoa dos Cristais, em Cristalina (GO)
Cristalina foi encontrada pelos bandeirantes paulistas em1797. Eles se depararam com uma serra recheada de cristais de rocha de todos os tipos e tamanhos, espalhados pelo chão. Mas, decidiram não explorar o mineral já que estavam em busca de ouro.
Em 1879, dois franceses (Etienne Lepesqueur e Léon Laboissière) enviaram amostras de cristais para Paris, onde foram vendidas por bom preço. Devido à pureza e qualidade, os cristais foram transformados em instrumentos de ótica e peças de artesanato para enfeitar as casas da burguesia francesa.
A partir daí, trabalhadores e comerciantes formaram o Arraial de São Sebastião da Serra dos Cristais, elevado à categoria de município em 1917. Segundo a Associação dos Artesãos de Cristalina, a atividade de lapidação e comercialização dos cristais permitiu a criação do Mercado do Cristal, que hoje reúne lojas especializadas bna venda de itens produzidos na cidade.
Na cidade, também conhecida como Serra dos Cristais e Pérola do Entorno, a natureza se une à magia das pedras e faz a festa, oferecendo belas paisagens naturais, cachoeiras, trilhas, praias e piscinas artificiais, além de um céu noturno, igualmente cristalino, para contemplação das estrelas. Aliás, o céu é reconhecido como um dos mais límpidos do país, perfeito para a astronomia amadora.
A hidrografiaé igualmente rica: há cerca de 256 rios, riachos, ribeirões, veredas e nascentes.
Vamos conhecer alguns dos principais pontos turísticos?
SERRA E RESERVA DOS TOPÁZIOS
Um dos pontos mais altos da região, é uma grande área de cerrado com cânions, poços cristalinos, atividades de ecoturismo e até observatório astronômico da InB (Universidade de Brasília). Assistir ao nascer do sol ali é uma experiência mágica.
CACHOEIRA DO ARROJADO E LAGOA DOS CRISTAIS
É uma das mais famosas do município, a 30 km do centro. Tem uma queda de 25 metros de altura e um poço de água cristalina. O acesso é feito por uma trilha de dificuldade moderada.
MIRANTE DO CHAPÉU DO SOL
Pedra Chapéu do Sol
Um dos pontos turísticos mais visitados e considerado o cartão-postal da cidade, a 7 km do centro, é um bloco de quartizito, pesando entre 100 e 340 tonelas, que se equilibra sobre uma base de pouco mais de um metro quadrado.
BALNEÁRIO DAS LAJES
Tem praias e piscinas artificiais, a apenas 12 km do centro da cidade. Oferece ainda uma belíssima cachoeira, com área de lazer, banheiro, quiosques, camping e restaurante.
GARIMPO E VALE DOS CRISTAIS
Quer encontrar o seu próprio cristal? Você pode ser garimpeiro por um dia em experiências guiadas, explorando trilhas, lagoas e atrações naturais no parque interativo.
MERCADO DO CRISTAL
Um centro de comércio de artefatos lapidados e cristal bruto, onde você pode acompanhar todo o processo de lapidação, além de comprar peças e joias únicas feitas na cidade.
QUANDO IR
A cidade dos cristais pode ser visitada em todas as estações. Na seca (de maio a setembro), as paisagens do cerrado estão mais bonitas e os dias ensolarados. A estação chuvosa (de outubro a abril) também tem a sua beleza natural, uma vez que as cachoeiras estão mais volumosas. As temperaturas médias na cidade são de 16ºC a 29ºC