O mundo da moda se despede de uma de suas maiores estrelas: morreu nesta quinta-feira (4) Giorgio Armani, aos 91 anos. O designer italiano partiu a algumas semanas da comemoração do 50º aniversário de sua marca que aconteceria na semana da moda de Milão.
O anúncio foi feito pelo Grupo Armani: “Il Signor Armani, como sempre foi chamado com respeito e admiração pelos funcionários e colaboradores, faleceu em paz, cercado por seus entes queridos.”
Nascido em 11 de julho de 1934, em Piacenza, na Itália, Armani foi CEO e diretor criativo da marcas até a sua morte. “Minha maior fraqueza é que estou no controle de tudo”, disse ele em sua última entrevista no final de semana passado. Ele era um workaholic assumido e construiu um império de US$ 2,7 bilhões.
Ele trabalhou até os últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções e aos muitos projetos em andamento e futuros.
Ao longo de uma trajetória de muito sucesso e famoso por sua alfaiataria estilosa, o designer vestiu as grandes celebridades de Hollywood, como Julia Roberts, George Clooney, Lady Gaga e Cate Blanchett, entre muitas outras.
Ao longo de cinco décadas, Giorgio Armani foi movido por uma curiosidade incansável e uma profunda atenção ao presente e às pessoas, tornando-se uma pessoa querida e respeitada por sua capacidade de se conectar com todos, escreveu o grupo no X. Sua família e funcionários tocarão adiante os negócios.

Assim que tomaram conhecimento da notícia, várias personalidades do cinema, da moda e dos esportes foam às redes sociais para prestar suas homenagens ao designer.
O ator Russell Crowe, do filme Gladiador, disse que adorava Armani e que planejava encontrá-lo no final deste mês, em Milão. “Tantos momentos significativos na minha vida, prêmios, casamento, Wimbledon… tudo de Armani”, escreveu ele no X.
A gigante do futebol italiano Serie A, Juventus, também postou uma homenagem em sua conta X: “A Juventus se junta ao luto pela morte de Giorgio Armani, um ícone atemporal da elegância e do estilo italianos.”
O funeral será privado, seguindo o desejo de Armani, mas seus fãs poderão prestar homenagens antecipadamente em uma câmara funerária aberta no sábado e domingo (6 e 7 de setembro), em Milão.