Os Estados Unidos suspenderam temporariamente o processamento de vistos de imigrantes de 75 países, entre eles o Brasil. Os demais são Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria e Tailândia, entre outros. A suspensão entra em vigor dia 21 de janeiro de 2026.
Um memorando do Departamento de Estado orienta os funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto são avaliados os procedimentos de triagem e verificação.
“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, em um comunicado.
O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano, informou o Departamento de Estado em um post na plataforma X. Ainda não foram especificados quais os tipos de vistos.
Os vistos de turismo e de trabalho não serão afetados pela medida.