Como os brasileiros, especialmente os paulistas, estão enfrentando os congestionamentos nas estradas que levam às praias do litoral e até mesmo às cidades do interior no verão? Usando cada vez mais helicópteros.
Os voos da Revo, famosa pela mobilidade de alto padrão, cresceram 85% e o número de passageiros, 75%, em dezembro de 2025 quando comparados ao mesmo período de 2024.
A alta foi impulsionada pelo aumento do fluxo turístico, eventos privados e para economizar tempo em um dos períodos mais críticos para o trânsito rodoviário.
A economia de tempo é preciosa: no final do ano, foi possível fazer em até 40 minutos o trajeto entre a capital e Juquehy, quando pelas estradas o tempo estimado era de oito horas no trânsito.
É muita gente circulando no mesmo espaço em pouco tempo. Para se ter uma ideia, nos feriados de final de ano cerca de 500 mil veículos circularam pelas principais rodovias de acesso ao litoral paulista, um volume de tráfego muito acima da capacidade média do sistema.
Vale lembrar que o fluxo também é muito alto durante todo o verão. O litoral norte, por exemplo, prevê receber cerca de 7,9 milhões de turistas durante a temporada -mais de 20 vezes a população fixa da região.
Quais as rotas preferidas dessa turma? As mais concorridas incluíram praias do litoral norte de São Paulo, como Juquehy e Baleia, além de voos para Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Houve também aumento de demanda para voos de ou para aeroportos executivos, como o de São Roque, o o Aeroporto de Guarulhos por conta das viagens internacionais de fim de ano.
“As pessoas investem em casas no litoral, mas enfrentam enorme imprevisibilidade para chegar até elas. O que observamos é que a mobilidade aérea deixou de ser uma solução pontual e passou a entrar no planejamento inicial das viagens, especialmente em períodos de alta concentração de tráfego”, afirma Patricia Dib, CMO da Revo.
HELICÓPTERO POR ASSINATURA
De olho nesse fluxo, a empresa lançou neste verão o progama Summer Time, com pacotes de até 50 voos com valor em média 20% menor se comparado à compra de forma avulsa. Além disso, é possível utilizar os créditos em qualquer rota da empresa, incluindo litoral, interior e a rota Faria Lima para o aeroporto de Guarulhos.
Esse modelo marca a entrada da Revo no universo da mobilidade aérea por assinatura, especialmente para clientes que frequentam muito as praias durante toda a temporada.
Os voos para o litoral duram entre 20 minutos e uma hora e são realizados com helicópteros bimotores, sempre com dois pilotos.
De São Paulo ao Guarujá e à Riviera, a partir de São Paulo, são menos de 20 minutos. Já para às praias do litoral norte o tempo estimado é de 40 minutos, enquanto para Ilhabela, Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis o trajeto varia de 45 minutos a uma hora.