ALAIN EM PARIS: BRUNCHES QUE OS PARISIENSES AMAM!

Endereços incríveis para um final de semana gastronômico farto e saboroso na capital francesa!

POR ALAIN ROUSSEAU

O brunch se tornou um item básico de fim de semana para os parisienses. Bucólico e gourmet, ele também é a estrela das fotos que eles publicam no Instagram. Obviamente, estamos muito longe dos meus amigos brasileiros quando se trata de postar no Instagram, mas estamos fazendo um esforço.

Um brunch é uma refeição farta que combina café da manhã e almoço, geralmente servida entre os dois. Café, suco de frutas, ovos, prato de salgados, pão e geleia… Algo para quem gosta de doces e salgados.

Para um deleite de domingo em Paris, meus três brunch favoritos do momento.

B.O.U.L.O.M: O MAIS GENEROSO

O farto bufê do brunch no B.O.U.L.O.M / Foto Alain Rousseau

A Boulom, criada pelo chef Julien Duboué, é, antes de tudo, um conceito no sopé da Butte de Montmartre. B.O.U.L.O.M significa “Boulangerie où l’on mange” (padaria onde você come). 

Intrigante, não é? A B.O.U.L.O.M. nasceu do desejo de cozinhar pratos generosos e gourmet em um forno de pão e o convida a fazer uma viagem culinária.  

A entrada é feita por uma padaria e confeitaria tradicional. Aqui você encontrará uma grande variedade de doces, bolos e pães vienenses feitos com uma população de trigo orgânico antigo. 

E no final do corredor, a peça central é o restaurante, onde o conceito de bufê à vontade foi modernizado!

O bufê é realmente gigantesco, e todos podem escolher o que quiserem. 

No cardápio, uma abundância de frutos do mar, terrinas, ovos mimosa, remoulade de aipo, saladas, charcutaria e queijos. E não deixe que o calor o impeça: costelas de boi, dourado com crosta de pão, polenta, frango assado cortado em minutos – um espetáculo digno dos grandes restaurantes com estrelas Michelin. Na grelha, uma requintada linguiça de pato com chilli Espelette divide o centro das atenções com sardinhas de alta qualidade.

No lado doce: doces, bolos do momento (no último domingo foi um bolo Paris Brest gigante para cortar), torta de cereja, tarte tatin, brioche… 

A maioria dos vegetais é colhida na horta dos pais de Julien, e o restante é fornecido por amigos do sudoeste. E não se esqueça de que as bebidas estão incluídas: chá, café, água, suco de frutas…

LE COMPTOIR GÉNÉRAL: O MAIS TROPICAL!

Sala tropical, no centro de Paris, onde é servido o brunch / Foto Alain Rousseau

Eu já lhe falei sobre esse lugar único no Canal Saint Martin, uma criação de Pierre Affre, uma figura eminente da pesca mundial e biólogo, e Aurélien Laffon, um colecionador inveterado de curiosidades.

O brunch acontece em uma sala no meio de uma floresta tropical, com a opção, no verão, de estar no pátio como se estivesse no meio da Amazônia… bem no centro de Paris!

O brunch é claramente sobre compartilhar: após a entrada – mini-viennoiseries, uma opção de bebida quente (com uma menção especial para o chá de Ceilão e baunilha da Compagnie Coloniale), pão de fermento – há uma opção de acompanhamentos (guacamole com piquillos, muito picante e bem-sucedido; ovo perfeito com pimenta Espelette), uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. 

Todos os pratos são levados à mesa simultaneamente. 

A casa oferece ainda uma variedade de pratos de peixe, a serem explorados a partir do menu clássico do restaurante (lanche, cru, cozido). O papagaio, um peixe do Oceano Pacífico, é trabalhado em um ceviche com um molho cremoso de leche de tigre. Os grandes camarões Black Tiger são servidos com arroz salteado no estilo tailandês, em um molho agridoce delicado e finamente temperado.

Para a sobremesa, a mousse de chocolate é muito cremosa, com uma alta proporção de chocolate amargo e polvilhada com pequenos pedaços, e os bolos choux são muito cremosos.

Como opção, coquetéis simples estão disponíveis no bar, que é especializado em rum.

EATALY: O MAIS ITALIANO

Salão do Eataly, em Paris / Foto Divulgação

O Eataly é o templo da Itália em Paris, o lugar para sonhar, passear entre produtos italianos excepcionais, mas acima de tudo para comer. 

Fica escondido em um pátio no histórico bairro de Marais, na Rue de La Verrerie, com um enorme terraço para o verão. 

No cardápio, todos os campeões de vendas do pranzo italiano para escolher ao percorrer as várias barracas: pizza, queijo, frios, massas etc.

Comece bem com smoothies, sucos detox e um rápido latte macchiato, antes de pegar uma porção de deliciosos arancini: cacio e pepe, ragù ou presunto mozza. Em seguida, vamos para a barraca de pizzas e hambúrgueres. 

E, para sobremesa, um dilema corneliano: tiramisù ou panna cotta? Che buono…

ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp