POR ALAIN ROUSSEAU
Após os primeiros flocos de neve na semana passada, Paris já está vestida para o Natal. Aqui, um pequeno roteiro dos lugares mais famosos das festas de final de ano na capital francesa.
GRANDE AVENIDA
Tradicionalmente, a iluminação da Champs Élysées, a avenida mais bonita do mundo, marca o início das
festividades de Natal em Paris. A estreia da iluminação ocorreu no último domingo, 24 de novembro de 2024. O lançamento geralmente conta com a presença de uma ou mais celebridades atuando como padrinhos, bem como dos prefeitos de Paris e do 8º arrondissement. Karl Lagerfeld, Lili-Rose Depp e muitos outros compareceram ao lançamento.
Este ano foi Tony Estanguet, presidente do Paris 2024, o órgão organizador dos Jogos Olímpicos, quem apertou o botão. Mais uma vez, as 400 árvores ao longo da famosa avenida foram enfeitadas com luzes. As luzes geralmente continuam até o final da primeira semana de janeiro e ficam acesas até a meia-noite, com exceção das noites de 24 e 31 de dezembro, quando a Champs-Élysées brilha a noite toda.
VITRINES ANIMADAS
Outra tradição natalina parisiense são as vitrines animadas nas lojas de departamento. Foi o Le Bon Marché que lançou a mania das vitrines animadas em Paris, em 1909. Em meio à mania do “Grande Norte”, depois que o americano Robert Peary chegou ao Polo em um trenó puxado por cães, a vitrine da loja reencenou sua chegada triunfal. Gaston Descamp, um fabricante de autômatos, teve a ideia do tema, que já havia sido aplicado a brinquedos de pelúcia e de todos os tipos. Outras lojas da capital logo seguiram o exemplo, primeiro a Galeries Lafayette e depois a Le Printemps.
Mas, foi em Nova York, na Macy’s, que as primeiras vitrines de Natal apareceram em 1874, e
sua versão animada em 1889, na loja original da 14th Street. Na cidade, assim como em Paris, os temas das vitrines são decididos com um ano de antecedência, pois a instalação dessas vitrines em uma loja significa 650 horas de montagem, dia e noite, durante quase três semanas.
Mas, enquanto as vitrines de Nova York celebram o famoso “espírito natalino”, com uma devassidão de decorações e brilho, as vitrines parisienses têm um “je ne sais quoi” único de elegância, um toque francês.
MERCADOS DE NATAL
Originário da Alemanha, o primeiro mercado de Natal foi realizado na Alsácia no século XVI. Era chamado de “Marché de Saint-Nicolas”. Era um lugar para comprar presentes para crianças por ocasião de São Nicolau, o santo padroeiro das crianças. Em Paris, o mercado mais conhecido e mais festivo ocorre agora nos Jardin des Tuileries, entre o Museu do Louvre e a Place de la Concorde, a poucos passos da Champs-Élysées.
Este ano, além de passeios como a roda-gigante, há um mercado gourmet com 80 chalés de madeira para levá-lo a um passeio gastronômico pela França. Ali são vendidas há especialidades das principais regiões francesas, sem esquecer do tradicional vinho quente e das castanhas assadas. Bom apetite! E para ajudar na digestão, coloque seus patins de gelo e vá para a pista ao ar livre.
PATINAÇÃO NO GELO
Após uma ausência de cinco anos, o Grand Palais des Glaces, a gigantesca e icônica pista de patinação no gelo que se estende sob o teto de vidro do Grand Palais, finalmente está de volta, e que retorno!
Com seus 2.700 m², é a maior pista de gelo coberta do mundo, e há até uma área reservada para crianças!
Você poderá patinar ao ritmo das luzes e da música, incluindo um DJ, e no meio uma obra de arte monumental, um pouco como a árvore da Lagoa, no Rio de Janeiro. A pista será inaugurada dia 14 de dezembro de 2024.
NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA
Não é preciso ir a Nova York para comprar seus brinquedos da F.A.O Schwarz. Este ano, a marca de brinquedos mais famosa do mundo estará no 5º andar da Galeries Lafayette, no boulevard Hausmann!
ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.