Alain em Paris: COMIDA DE BALCÃO É A TENDÊNCIA DESTA PRIMAVERA!

Quatro restaurantes descolados para você almoçar ou jantar, na capital francesa, enquanto assiste a criação dos seus pratos!

POR ALAIN ROUSSEAU

O que poderia ser mais agradável do que uma refeição no balcão? Saboreie um prato enquanto conversa com o chef, admire os pratos que estão sendo preparados ao vivo e absorva a agitação da cozinha…

É o que os franceses estão amando fazer na nova estação. Aqui, quatro endereços onde você pode degustar a culinária bem pertinho daqueles que a criam.

LE LESAR

Lesar: pratos para compartilhar Foto Divulgação

O restaurante é, antes de mais nada, a aventura de dois jovens chefs apaixonados, Oscar e Arnaud, ex-alunos da prestigiada escola de culinária Ferrandi, que decidiram empreender por conta própria.

Inaugurado há apenas um ano, na Rue du Petit Moine, 4, no 5º arrondissement, a poucos passos da Manufacture des Gobelins, oferece pratos para compartilhar, com um cardápio dinâmico e sazonal que evolui de acordo com as novidades e as inspirações dos chefs. Cada prato é um convite para redescobrir a riqueza da culinária francesa, revisitada com ousadia e criatividade. Tem uma atmosfera calorosa e acolhedora, ideal para refeições descontraídas e refinadas, ao mesmo tempo.

O balcão fica de frente para a cozinha aberta para uma experiência imersiva e dinâmica, permitindo que você observe os chefs trabalhando. Entre os golpes precisos da faca e a maestria do cozimento, cada gesto na cozinha é transformado em um espetáculo vivo.

CHOCHO

Thomas Chisholm, participante da 12ª temporada do programa de culinária Top Chef, está abrindo seu primeiro restaurante no coração do 10º arrondissement de Paris, na rue de Paradis! O restaurante apresentará uma culinária sustentável e sazonal em um ambiente colorido e agradável.

O jovem chef franco-americano treinou com mestres como Thierry Marx, duas estrelas no Le Sur, e o chef japonês Atsushi Tanaka.

O nome foi escolhido por sua sonoridade, não por seu significado. A ideia é nos libertarmos do significado e deixar espaço apenas para o prazer e a liberdade, as palavras-chave da abordagem culinária do chef.

O cardápio foi concebido em torno de pequenos pratos para compartilhar, com base no modelo catalão de tapas, tão caro ao chef. Essa é a única estrutura para sua culinária no ChoCho: o formato. Quanto ao resto, ele não se contém e brinca com suas diferentes influências culinárias, culturais (americana, francesa e catalã) e artísticas.

No balcão, você pode se aproximar dos cozinheiros em frente à cozinha aberta, o que, às vezes, significa que pode saborear alguns pratos exclusivos!

Por fim, em termos de utensílios de mesa e arte em geral, os ceramistas locais criaram designs exclusivos e feitos sob medida para o restaurante: Lou Thomas (Simoneloo ceramics – Montreuil), Stéphane Caudron (No Ceramic – Bagnolet) e Karla Sutra (Perpignan/Paris), que também criou azulejos de barro e ilustrações com referências dadaístas. Chegamos ao círculo completo.

RIVES

Cardápio do Rives Foto Divulgação

Antes de mais nada, este é um bistrô tradicional de bairro, na rue Saint Maur no 11° arrondissement, cheio de bom humor.

E isso não é surpreendente quando se considera que o chef Thomas Cassagnes é descendente de uma família de restauradores de Aveyron, originários do departamento de Aveyron, no sul da França. Os Aveyronnais emigraram em massa para Paris no final do século 19 e muitos deles abriram restaurantes.

No entanto, os proprietários conseguiram dar um toque de dinamismo e modernidade ao conjunto.

Quanto ao cardápio, tratam-se de pratos clássicos franceses e locais. No menu temos: terrine, alho-poró com molho ravigote, linguiça, corte do açougueiro, costela de boi para compartilhar e, para finalizar, o agora cultuado crème brulée com vinho amarelo!

Quanto à decoração, não perca a coleção de vinis de disco funk.

TACO MESA

Esta é a taqueira da chef mexicana Beatriz Gonzalez, que há muito tempo queria apresentar às pessoas um dos monumentos de sua culinária nativa, o lendário taco mexicano!

Esse balcão que fica no baladeiro 10° arrondissement, na Rue du Faubourg Poissonnière, tem um cardápio limitado, concentrando-se nos clássicos que são muito bem executados pelas equipes na cozinha. Receitas autênticas feitas inteiramente no local, incluindo patês, como tacos al pastor (com porco e abacaxi) e birria de res (com carne cozida). Também estão no cardápio: quesadillas muito boas, hummus de feijão preto e um guacamole competitivo. Todas essas opções tentadoras podem ser acompanhadas por uma deliciosa margarita ou um negroni com um toque de mezcal.

Vale a pena observar que as tortilhas são feitas usando uma técnica mexicana ancestral de cozimento do grão de milho – a nixtamalização – que garante o melhor conteúdo nutricional e um delicioso sabor autêntico.

Para criar a decoração pop de seu novo restaurante, a chef Beatriz Gonzalez recorreu a Julien Sebban, fundador do coletivo Uchronia. Inspirado nos anos 70, o jovem e colorido designer criou um ambiente dominado por um forte tom de laranja.

ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp