POR ALAIN ROUSSEAU
Muitos conhecem o fish & ships, o prato emblemático da culinária inglesa. Mas, você já ouviu falar de Toad in the Hole, um saboroso clafouti inglês à base de salsicha, Kidney Pie, ou torta de carne e rins, Shepherd’s Pie, hashis parmentier de cordeiro, Bangers and Mash, um prato tradicional das donas de casa inglesas que consiste em salsichas servidas com purê de batatas, cebolas e suco de carne, Bread Pudding, que são torradas francesas no estilo britânico?
Todas essas especialidades inglesas agora podem ser saboreadas em… Paris!
Sim, você leu certo, em Paris. A cidade está se tornando rapidamente uma das capitais gastronômicas da culinária britânica, com um número cada vez maior de restaurantes ingleses de qualidade abrindo como verdadeiros embaixadores da culinária de Sua Majestade, o Rei da Inglaterra, às vezes tomando emprestado da culinária francesa.
Vamos descobrir essa gastronomia em três endereços!
PARAÍSO DAS TORTAS
Localizado no coração do bairro Opéra, o Public House é um lugar único, no cruzamento das culturas francesa e inglesa. Distribuída em três andares, a decoração projetada por Laura Gonzalez mistura habilmente os elementos característicos das brasseries parisienses com os dos pubs ingleses, combinando elegantemente tartans e couros de inspiração britânica com os azulejos emblemáticos das grandes brasseries francesas.
No comando está o chef britânico Calum Franklin, apelidado de Rei da Torta, uma figura premiada e um dos talentos culinários mais promissores do Reino Unido.
No cardápio há as famosas tortas, adaptadas de acordo com a estação do ano e a inspiração do chef. Além delas, Calum Franklin compartilha sua interpretação premiada do scotch egg, bem como sobremesas icônicas, como o sticky toffee pudding e o English ginger and clementine trifle.
TORTA AO ESTILO COMIDA DE RUA
Foi em uma pequena rua no bairro de Montorgueil que o vencedor do Top Chef 2023 (um concurso de culinária muito popular que acontece toda semana na televisão), Hugo Riboulet, e seu ex-companheiro de equipe e amigo Albane Auvray abriram seu restaurante, Groot la tourte, que rapidamente se tornou uma referência em comida de rua inglesa de qualidade.
“Oferecemos tortas, mas mais no espírito dos pithiviers, ou seja, muitas vezes com um recheio com aves dentro ou qualquer outra coisa, mas também democratizamos as tortas, adaptando-as para uma versão vegetariana, uma versão iodada ou uma versão mais gourmet com queijo. E trabalhamos principalmente com os açougueiros do Le Bourdonnec para todas as fontes de carne e para obter os melhores produtos possíveis”, afirma Hugo Riboulet.
No cardápio, você encontra o Végé tourte, com aipo confitado com frutas cítricas, cogumelos marrons, cogumelos porcini e boletos, pesto de folhas de aipo e maçã Granny Smith; o Gourmande, com linguiça de carne defumada de Le Bourdonnec, batatas, compota de cebola com vinho amarelo e raclette Savoy (meu favorito); ou o Iodée, com filé de truta e truta defumada, recheio de chilli e estragão de Espelette, alho-poró queimado, fondue de alho-poró e gengibre.
E para a sobremesa, não resistimos ao Tiraaamous, um tiramisu com creme de mascarpone de baunilha e mousse de chocolate, acompanhado de pedaços de massa folhada das tortas, que combina as duas sobremesas favoritas de Hugo e Albane. O restaurante só abre para o almoço até as 16 horas.
BRASSERIE BRITÂNICA
Inaugurado há mais de cinco anos pelo londrino Oliver Woodhead, o L’Entente é um dos precursores da culinária britânica em Paris.
Também localizado no bairro de Opéra, foi projetado para ser um elegante clube inglês, com seus banquetes de couro azul-celeste, papel de parede exótico, cenas de caça…
O cardápio é todo de clássicos: Beef Wellington, purê de batata, cenoura e molho de vinho tinto, Shepherd’s Pie, Courgette, Aubergine & Stilton Tarte, além de oferecer uma variedade de queijos ingleses, como Montgomery Cheddar, Red Leicester ou Stilton.
VOCÊ SABIA?
A palavra sanduíche vem da cidade de Sandwich, em Kent. Dizem que o conde de Sandwich pedia regularmente ao seu criado que colocasse um pouco de carne entre duas fatias de pão para que ele pudesse comer enquanto continuava jogando cartas.
ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.