POR ALAIN ROUSSEAU
Com a chegada do verão na próxima semana e em plena onda de calor (32 Cº nesta sexta-feira, 13), vamos conhecer as três gelaterias do momento em Paris.
E como é a fruta do ano (veja minha coluna do mês de abril), cada uma apresenta sua versão do sorvete de pistache!
SORVETES DE ALAIN DUCASSE

Você conhece o chef com várias estrelas Michelin, você também conhece o chocolatier que trabalha com os grãos de cacau mais prestigiados, agora descubra o sorveteiro Alain Ducasse.
É claro que o mais famoso dos chefs franceses só poderia oferecer sorvetes cinco estrelas, os glaces cuisinées (sorvetes cozidos).
É o que ele chama de “sorvetes elaborados”, graças a uma seleção rigorosa de ingredientes, preparações que exaltam o sabor, ou até mesmo que exageram, incluindo sabores como o amargo e o ácido.
E neste verão eles oferecem não apenas um, mas dois sorvetes de pistache: um com pistache da Sicília e outro com pistache do Irã, metade com casca, realçado por um praliné combinado.
Uma deliciosa complexidade a ser descoberta na Manufacture de Glace, seguindo o modelo de suas Manufactures de Chocolat e de Café, na rue de La Roquette, 38, no bairro da Bastilha.
GELADOS DE JADE GENIN

Em fevereiro passado, esta coluna revelou os chocolates excepcionais de Jade Genin.
A filha de Jacques Genin também assumiu a missão de revolucionar o mundo dos sorvetes.
E que revolução! Inspirando-se nos kakigoris japoneses, especialidade à base de gelo finamente ralado e acompanhado, na maioria das vezes, por um xarope, ela criou um gelado ultra refrescante, cuja textura leve e arejada é obtida através da ralagem fina do gelo na hora.
A particularidade dos granités-neige de Jade Génin? Eles não contêm nenhum aroma, corante ou xarope e são feitos exclusivamente com produtos frescos e naturais cuidadosamente selecionados.
Para este verão, ela oferece um sorvete de pistache torrado de Bronte, uma delícia ultraleve e superrefrescante, que pode ser encontrado em sua loja na 33, avenue de l’Opéra.
TAÇAS DE PRATA DO FOLDEROL

Desde a sua inauguração em 2021, o Folderol, o balcão gourmet e de moda de Jessica Yang e Robert Compagnon (proprietário do restaurante Rigmarole, Melhor Mesa do Guia 2019), pretende ser ao mesmo tempo um bar de vinhos e uma gelateria.
Servidos em lindas taças de prata, seus sorvetes artesanais com sabores inovadores se tornaram imediatamente um must do verão parisiense!
Também é possível saboreá-los em casquinhas de soja com açúcar rapadura ou levá-los para casa.
Vítima de seu próprio sucesso, o local teve até que pedir aos visitantes que parassem de compartilhar suas fotos nas redes sociais, tamanha era a popularidade do lugar.
Neste verão, os foodistas se apressam para descobrir um sorvete de pistache do Irã, tão suave quanto intenso, que pode ser encontrado na 10, rue du Grand-Prieuré, no bairro de Oberkampf.

ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.