Alain em Paris: FLANS DE DAR ÁGUA NA BOCA. VEM DEGUSTAR!

A vida é doce: onde provar as melhores e mais tradicionais sobremesas dessa categoria, que levam milhares de parisienses às confeitarias de alto padrão da cidade!

POR ALAIN ROUSSEAU

No último sábado, 14 de junho, por volta das 15h na movimentada rua Montorgueil, enquanto comprava flores na floricultura como todas as semanas, fiquei intrigado com as dezenas e dezenas de parisienses que faziam fila pacientemente em frente a uma pequena loja.

Mas o que estava acontecendo, já que as liquidações de verão ainda não tinham começado?

Aproximei-me e descobri que a referência em confeitaria de alto padrao, Fou de Pâtisserie, estava organizando a 5ª edição do seu Festival do Flan Parisiense.

Filas para comprar a sobremesa no Festival do Flan Parisiense foto Alain Rousseau

Entrei imediatamente na fila para descobrir uma das minhas sobremesas favoritas, verdadeiro ícone da confeitaria parisiense!

No cardápio, nada menos que 17 preparações diferentes de flan reunidas sob o mesmo teto durante um dia inteiro! Do flan de palácio ao flan de pequena confeitaria, eles foram criados pelos maiores confeiteiros da cidade luz, do clássico baunilha ao matcha framboesa, passando pelo chocolate intenso.

Zoom nos meus três favoritos gourmet.

FLAN PÂTISSIER PARISIEN

Se o flan pâtissier é uma sobremesa tradicional encontrada em todo o mundo, com nomes diferentes de país para país: pastel de nata em Portugal, custard tart na Grã-Bretanha, e pudim no Brasil, em Paris ele é feito com massa quebradiça, leite integral e amido de milho.

CUSTARD TART, DE CELINE LECOEUR

Foto Divulgação

É um flan feito na Inglaterra à base de massa quebrada, creme integral e polvilhado com noz-moscada ralada.

Muito raro em Paris, devemos sua existência à confeiteira Céline Lecœur, que passou seis anos em Londres, onde trabalhou na Ottolenghi e na chocolateria Plaq.

CHOCOLATE, DE PIERRE HERMÉ

Foto Divulgação

Interpretação totalmente pessoal do flan Infiniment Chocolat por Pierre Hermé, que diz ter se inspirado nos flans de leite e água de sua juventude. Ele imaginou uma versão Infiniment Chocolat Pure Origine Ghana, cuja textura derretida, leve, e a sensação de frio contrastam com uma massa quebradiça clássica bem cozida e uma nougatine com nibs de cacau, delicadamente colocada por cima.

Pura delícia muito viciante!

FLAN DE BAUNILHA COM AÇÚCAR PRETO DE OKINAWA

Esta é a versão do flan parisiense do talentoso confeiteiro Sho Kimura, adepto da fusão franco-japonesa em confeitaria.

Aquele que diz criar suas sobremesas em seus sonhos enquanto dorme, deve ter tido um sonho muito bonito naquele dia, pois o resultado é inédito!

É muito diferente de tudo o que já provei até agora, com uma textura cremosa e um sabor único, tão perfumado com essa combinação de baunilha e açúcar preto que lhe confere sua originalidade.

Uma nota 10 para este japonês que chegou à França aos 27 anos, sem falar uma palavra de francês, cuja ambição declarada é “criar a melhor sobremesa pensando com as técnicas francesas e japonesas”.

FOU DE PÂTISSERIE: O CONCEITO

A aventura Fou de Pâtisserie começou em 2013, quando Muriel Tallandier e Julie Mathieu, editoras independentes, tiveram a ideia de criar a primeira revista francesa dedicada exclusivamente ao mundo da pastelaria de chefs.

O conceito é simples: oferecer aos seus leitores as receitas dos melhores chefs, recolhidas diretamente junto deles, explicadas e completadas para torná-las acessíveis.

Desde o seu primeiro número, a revista bimestral conquistou um público de entusiastas, atingindo quase 40 mil exemplares vendidos, e rapidamente virou a revista de referência em pastelaria.

Fortalecidas por esse sucesso, Muriel e Julie fervilham de projetos para dar vida a essa ideia maluca: reunir em um único lugar as melhores criações dos maiores chefs confeiteiros franceses.

E do papel à loja, elas deram o salto: hoje têm duas lojas, na rue Montorgueil e na rue des Martyrs; e um salão de chá na margem esquerda, na rue de Seine!

Três endereços para saborear, sob o mesmo teto e a qualquer hora, um Mont Blanc da Angélina, um macaron da Pierre Hermé, uma torta de frutas da Hugo & Victor, mas também para descobrir os novos talentos do futuro.

Idéia deliciosa, não?

ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp