POR ALAIN ROUSSEAU
Nas redes sociais, nas revistas, no Starbucks e até mesmo nas prateleiras de nossos supermercados, ele está em toda parte: o pistache! Essa fruta seca é definitivamente a estrela da estação, o que explica um fenômeno que está se espalhando por Paris e além.
Originário do Irã e do Afeganistão, o pistache chegou ao Ocidente no século I d.C. com o imperador romano Tibério. Graças aos árabes, ele se espalhou por todo o Mediterrâneo. Na França, foi somente no século 17, sob o comando de Luís XIV, que ele chegou pelo porto de Marselha. O Dictionnaire Universel de Commerce, de 1723, afirma: “Os pistaches são usados em vários ensopados e são excelentes doces.”
Verdadeira potência nutricional, o pistache é rico em fibras, proteínas vegetais e gorduras saudáveis. Ele ajuda a reduzir os riscos cardiovasculares e as complicações vasculares do diabetes. Além disso, combate o envelhecimento: o zinco que contém ajuda na perda de visão, enquanto o cobre contribui para restaurar a juventude da pele e do cabelo.
Com esse pedigree, os pistaches agora podem ser encontrados em todos os cantos de Paris. Conheça alguns dos melhores endereços.
COOKIDICTION
Este é o especialista em cookies americanos em Paris. Produzido no mesmo dia em suas quatro lojas, segue um processo muito rigoroso: cada biscoito – maxi folhado, crocante nas bordas e macio no centro – é feito nos laboratórios localizados nas lojas, usando um processo artesanal e matérias-primas de alta qualidade: açúcares naturais e não refinados, manteiga Charentes-Poitou DOP, chocolates Valrhona
(Jivara, Dulcey e Ivoire), avelãs do Piemonte, nozes do Périgord e até mesmo favas de baunilha bourbon da Ilha da Reunião.

No balcão, ao lado dos “clássicos” Cooky (massa de biscoito de baunilha com bourbon da Ilha da Reunião, pedaços de chocolate a sua escolha, flor de sal) e Maxy (massa de biscoito de baunilha com bourbon da Ilha da Reunião, pedaços de nozes pecãs torradas e duo de chocolate), você pode provar o Hotty, feito com massa de biscoito caseiro de pistache, cranberries, chocolate branco…
Experimente-os sem moderação!
LA PISTACHERIE


No chique 8º arrondissement, com vista para a Torre Eiffel, é a única loja do
gênero na França. Neste verdadeiro templo, você encontrará pistaches de todas as formas e
tamanhos, e com todos os tipos de molhos, é claro. De sorvete de pistache caseiro a
cookie de pistache e até mesmo barras de cereais, eles vêm em uma variedade
infinita de sabores. E a criatividade sem limites da La Pistacherie não para por aí. Os
amantes da culinária também podem experimentar uma versão de pistache do panetone italiano, panquecas, waffles com sabor de pistache, croissants recheados com creme… em resumo, pistache em todas as suas formas!
Sem esquecer de uma verdadeira fonte de creme de pistache, uma mudança bem-vinda em
relação ao tradicional fondue de chocolate.
SEPIDE

Os melhores pistaches de Paris podem ser encontrados nessa mercearia iraniana, aberta há 25 anos no 15º arrondissement, um bairro querido pelos imigrantes da antiga Pérsia.
E por um bom motivo: tudo aqui é feito exatamente como no Irã, desde os deliciosos doces até o bastani (sorvete iraniano) e o faloudeh (sorvete de aletria iraniano). E três dias por semana, às sextas-feiras, aos sábados e aos domingos, você pode encontrar o tradicional pão iraniano, o barbari, que fica pronto a partir do meio-dia.

ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.