POR ALAIN ROUSSEAU
Não sei se você é como eu, mas todo Natal fico ansioso com a ideia de comprar presentes para meus amigos queridos e para minha familia. O que posso dar que ainda não tenham? Onde posso encontrar o presente original que ninguém mais dará a eles?
Aqui estão os endereços de algumas lojas incríveis para presentes exclusivos, todas no chique bairro de Saint Germain des Près, na Rive Gauche (margem esquerda).
PIMENTAS E ESPECIARIAS
No coração da discreta Place de Furstemberg, você encontrará uma butique exclusiva, a La compagnie française des poivres et des épices, que oferece o que há de melhor no mundo das pimentas e especiarias.
Criada por um chef que viajou pelo mundo e por um especialista em especiarias, oferece pimentas, sais, açúcares, curries e especiarias de pimentas de todo o mundo, inclusive da América do Sul e da Ásia, em elegantes frascos brancos que são herméticos e à prova de luz, preservando assim sua ótima qualidade.
As pimentas e os temperos vêm diretamente das plantações onde são cultivados, o que é a melhor garantia de rastreabilidade, higiene e qualidade. Os produtores são selecionados pelo cuidado que dedicam ao seu trabalho, respeitando o meio ambiente, a terra e as pessoas que a cultivam.
Um paraíso para quem gosta de cozinhar ou para presentes inesperados.
E se você quiser saber mais sobre o trabalho do pintor Delacroix, não hesite em dar alguns passos até o número 14 da praça e visitar o apartamento onde ele morou, agora convertido em um museu.
UTENSÍLIOS SÁBIOS
Em um pátio muito bonito, na rue Jacob, 12, você encontrará uma loja incrível, a Kama Asa, que vende os melhores “utensílios sábios” de diferentes regiões do Japão.
Os japoneses os chamam de “utensílios sábios” porque eles têm um bom motivo para existir. Eles são escolhidos diretamente nas oficinas dos artesãos que os fabricam e selecionados de acordo com os valores da empresa.
A filosofia da empresa permanece a mesma há 100 anos, desde sua criação em 1908, quando Minosuke Kumazawa fundou a fundição Kumazawa em Asakusa Kappabashi.
Para encontrar o produto que melhor se adapta a cada cliente e as suas necessidades, os gerentes da loja o convidarão a tocá-los e a senti-los, a fim de levá-lo a um encontro único com seu sábio utensílio.
DECORAÇÃO ELEGANTE
A Caspari originalmente importava cartões de Natal de artistas europeus, mas agora cresceu e inclui mais de 30 categorias diferentes de produtos para decoração de casa: papel de parede, guardanapos, utensílios de cozinha etc.
Os produtos da loja são inspirados nas coleções de museus, como o Musée de l’Impression sur Etoffes, a National Gallery em Williamsburg e a Royal Horticultural Society, além de coleções e arquivos particulares excepcionais.
Portanto, vá até a rue Jacob, 7, para encontrar as decorações de Natal para sua árvore, como esses preciosos pássaros com penas naturais. O mesmo vale para arrumar sua mesa, com louças elegantes e decorações sazonais.
Em frente, no número 14, fica o apartamento onde o compositor Richard Wagner se hospedou durante sua estada em Paris.
No espírito do Natal, há um endereço extra na rue Jacob, 27: a Maison Caravane.
Fundada há mais de 30 anos, a icônica marca parisiense de decoração de casa também tem uma butique na Rive Gauche (margem esquerda).
Para seus fundadores, Véronique e Jack-Eric Piedeleu, a Caravane é uma ponte entre mundos diferentes, trazendo essas tradições para sua casa. As viagens continuam sendo o tema subjacente que inspira cada coleção, assim como as cápsulas criativas e outras pepitas descobertas nos quatro cantos do mundo: um Khadi ou um bordado visto em um mercado na Índia, uma cerâmica encontrada no Marrocos…
Se estiver procurando uma colcha, uma peça aconchegante, um par de fronhas que o fará dormir bem, tudo com um senso de elegância que só pode ser encontrado em Paris, entre nesta butique construída como uma casa de três andares.
ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.