Por ALAIN ROUSSEAU
A moda em Paris sempre foi um assunto feminino, com casas icônicas como Chanel, Dior e Balenciaga conhecidas em todo o mundo, mas há algum tempo uma pequena revolução vem ocorrendo no guarda-roupa masculino.
Esta semana estou abrindo meu dressing e compartilhando meus bons endereços para você se vestir como um autêntico parisiense. Vamos lá?
A MAIS PARISIENSE
Esta é certamente a mais parisiense das novas casas de moda: Maison Labiche.
Na verdade, quando quero agradar a um de meus amigos brasileiros, corro para lá porque, por meio das roupas que os estou presenteando, levo um pouco de Paris.
Fundada em 2010 por duas amigas apaixonadas por moda, Jenny e Marie, às quais depois se juntou Jean-Baptiste, a Maison Labiche se inspira nos anos 1950 nos Estados Unidos. Em outras palavras, camisetas justas com um algodão bastante pesado.
Quanto ao nome, maison, ele serve para lembrar que se trata de uma casa de moda e dá à marca um toque convencional. Quanto a Labiche, é simplesmente o apelido de alguém próximo aos dois amigos.
As roupas são sóbrias e simples. Elas se destacam pela alta qualidade de sua alfaiataria e pelos cortes cuidadosamente estudados para embelezar todos os tipos de corpo. Há também várias coleções com bordados diferentes.
Oferece o famoso logotipo French touch, ou bordados mais simples como Amour, La crème de la crème ou Oh là là… ou o da sua preferência pode ser personalizado na própria loja.
Todos eles são feitos em ponto corrente, uma técnica tradicional que permite que o logotipo bordado se destaque da mesma forma em uma camiseta, uma camisa polo, jaqueta de marinheiro ou moletom.
Você pode visitar a loja na rue Vieille du Temple, 105, atrás do Musée Picasso.
LIBERDADES DE TOM
Mesmo que o slogan que os tornou famosos seja Not From Paris Madame, a Drôle de Monsieur, criada por duas pessoas de Dijon (a capital da Borgonha), é muito parisiense em sua impertinência e liberdade de tom.
Na verdade, sua primeira butique foi aberta em Paris em setembro de 2023, tudo em madeira nobre, a poucos passos da Maison Labiche e da Flotte, na rue de Poitou, 28.
A marca está desenvolvendo sua impertinência e brincando com códigos e épocas, como o guarda-roupa da coleção outono-inverno 2021-2022, inspirado na França de 1972, e a raclette, que liga chalés de montanha, esportes de inverno e os subúrbios.
Os principais modelos são calças e bermudas oversized em tecidos lisos, pulôveres de lã macia e roupas para atividades ao ar livre em cinza claro ou azul-marinho, os tons favoritos da marca.
CHIQUE E CASUAL
Criada por Alexandre Mattiussi, a marca brinca com suas iniciais AMI e agora é reconhecida por seu logotipo, o A do Alexandre coberto com um coração, originalmente vermelho, mas agora disponível em todas as cores.
A Ami Paris é a história de sucesso francesa por excelência, com butiques em Londres, Berlim, Nova York, Hong Kong, Pequim…
Fundada e inspirada na cidade luz, a casa capta a essência da despreocupação parisiense, que borra os limites entre o chique e o casual.
É esse novo chique parisiense que ela exporta para todo o mundo, por meio de peças básicas perfeitas para serem mantidas por muito tempo, bem como peças fortes.
E, assim como as mais prestigiadas casas de moda, agora você pode comprar peças vintage graças à abertura, em 2022, da AMI For Ever, sua plataforma de segunda mão.
Você pode encontrá-la em sua boutique no Boulevard Baumarchais, 109, bem ao lado da concept store para roupas e à casa Merci.
ALTA QUALIDADE
De Bonne Facture (de boa qualidade, em francês) é uma marca francesa fundada por Déborah Sitbon Neuberg. Como o próprio nome sugere, a marca enfatiza a qualidade da fabricação e prefere destacar o conceito de “feito por” em vez de “feito em”: cada peça leva o nome e o local da oficina que a produziu, na Europa, usando materiais naturais de alta qualidade. Uma preocupação com a sustentabilidade e a rastreabilidade que anda de mãos dadas com um design feito para durar.
Projetei um guarda-roupa que evoca memórias e, ao mesmo tempo, é contemporâneo”, explica Déborah Sitbon Neuberg.
“É um guarda-roupa que dura, graças à simplicidade de suas linhas e à qualidade dos materiais de que é feito. Você pode vesti-lo, usá-lo, imprimi-lo com seus movimentos e sua história, enquanto o reconecta às oficinas que o fizeram e às mãos que o montaram”.
A loja fica rue Sedaine, 63.
MEU FAVORITO
Fazer com que você ame a chuva é a ambição dos dois fundadores da Flotte, Lyly e Mickaël, um casal na vida real. Flotte é uma gíria francesa para chuva.
“Quando começamos, percebemos que a chuva é frequentemente vista como algo sombrio e deprimente. Nós não pensamos assim. Por isso, queríamos reviver todas as nossas memórias de infância, redescobrir os sorrisos e as emoções que todos nós sentíamos quando pulávamos em poças d’água. Todos esses sentimentos que esquecemos muito rapidamente quando nos tornamos adultos”.
Portanto, ali há duas palavras-chave: cor e responsabilidade ecológica!
As roupas têm design ecológico e são essencialmente produzidas de materiais reciclados. O tecido principal é poliéster feito de garrafas plásticas recicladas, de embalagens de alimentos e de roupas usadas. Assim, o tecido usado para as mackintoshes e roupas de chuva é, portanto, reciclado e reciclável.
Desde que a marca foi lançada em 2020, mais de 1,650 milhão de garrafas foram recicladas em capas de chuva.
Além disso, as roupas são extremamente práticas. Quando o tempo está bom, a capa de chuva se transforma em uma bolsa. As peças incorporam uma bolsa discreta nas costas, e algumas até se dobram em uma bolsa, oferecendo uma opção entre funcionalidade e estilo. E uma das novidades deste verao são as capas de chuva curtas.
Não perca a oportunidade de descobrir essa marca confidencial que não permanecerá assim por muito tempo. Ela acabou de abrir sua primeira butique, inaugurada há apenas um mês, na rue Vielle du Temple, 117, ao lado da… Maison Labiche!