POR ALAIN ROUSSEAU
É isso aí, retorno ao trabalho depois das férias de verão.
Estou muito feliz por encontrá-los novamente e, em vez de falar sobre as novidades da temporada esta semana, decidi prolongar um pouco mais o verão.
Para isso, proponho três restaurantes que exalam o aroma do sol e nos fazem acreditar que ainda estamos de férias!
BUENAS, O SOL DE MADRI

Com sua decoração kitsch dos anos 70 que lembra os filmes de Almodóvar, suas estatuetas de flamencas, seus trajes de toureiro e outras bugigangas vintage, a temperatura sobe assim que você entra e se sente no coração de Madri!
Nada de surpreendente, sabendo que o proprietário, Toufik Seddik, é um verdadeiro apaixonado pela Espanha. Antigo dançarino e depois formado no mundo da cozinha no grupo Daroco, ele pretende trazer o país para Paris.
Aposta bem sucedida com a chef Pauline Eshono na cozinha, que confeciona com amor e brio pratos com os quais ainda sonhamos. Se você prefere pratos à base de carne ou de frutos do mar, encontrará o que deseja. Eu escolhi tapas para compartilhar, mas saiba que o Buenas também oferece pratos à la carte! As sardinhas em óleo são de uma suavidade incomparável: esqueça as sardinhas com espinhas que picam as gengivas. Essas são preparadas com maestria, e o azeite é de tal qualidade que você vai querer molhar o prato até a última gota. As endívias com presunto ibérico eram um tipo de tapas que eu nunca tinha provado: com seu molho de nozes levemente adocicado, elas também se tornarão um dos seus pratos favoritos. Sem esquecer as famosas “croquetas”. Existem quatro tipos: chouriço, presunto ibérico, cogumelos e queijo.
Vale a pena lembrar que você pode tomar o café da manha a partir das 9h e, à tarde, entre as 15h e as 17h, um “gouter” (lanche doce).
Buenas – 83 rue du Faubourg Saint-Denis 10e arrondissement
KUNA BADA, O SOL DE BOMBAIM

Mais uma decoração que se destaca e aquece como em um mercado de antiguidades indiano: cadeiras clássicas de bistrô parisiense, mesas rosa fúcsia: bem-vindo ao Kuna Bada, o restaurante Paris-Mumbai, perto dos “grands boulevards”.
No prato, começamos com comida de rua para compartilhar: frango indiano picante, Dahi poori, com seus quatro pequenos petiscos recheados com batatas, grão-de-bico, iogurte doce e especiarias. Tudo acompanhado de pães, incluindo o famoso naan.
Para os mais famintos, há os curries, incluindo um excelente Fish polichattu, um filé de dourada marinado com especiarias de Kerala acompanhado de um molho de tamarindo, cuja consistência lembra o molho do Butter chicken. O Paneer 65 oferece cubos grelhados deste queijo indiano feito com leite de búfala, acompanhados de pimentões grelhados e apimentados.
E para acompanhar, uma sólida carta de coquetéis igualmente apimentados!
Kuna Bada – 42 rue d’Argout 2e arrondissement
GRAND CAFÉ D´ATHÈNES, O SOL DA ACRÓPOLE

Uma verdadeira dose de férias no coração de Paris, parece que estamos em uma das tabernas de Pangrati, o novo bairro badalado de Atenas.
Em termos de decoração, os fundadores apaixonados pelas Cíclades, Benjamin Rousselet e Chloé Monchalin, optaram pela simplicidade, com louça pintada por um artesão da ilha de Sifnos e bugigangas encontradas aqui e ali.
Quanto aos pratos: uma grande paixão. E por um bom motivo: formada pelos chefs estrelados Pascal Barbot, Joël Robuchon e Michel Troisgros, a chef Chloé Monchalin assina um cardápio de pequenos pratos para compartilhar, inspirados nas receitas familiares de sua sogra grega, elaborados com os melhores produtos helênicos.
Experimente os kolokithokeftedes, bolinhos de abobrinha, queijo feta e ervas frescas, as batatas fritas de halloumi de Chipre, confit de tomates apimentados e tomilho fresco ou ainda uma salada dakos de primavera com tomates cereja marinados, aspargos verdes, cebolas novas grelhadas, azeitonas de Kalamata, alcaparras, azeite, queijo feta e orégano fresco.
Mas, a descoberta mais viciante do momento são os Biftekia do Papou’s, os melhores bolinhos da sua vida mergulhados em um confit de tomates apimentados e acompanhados de batatas confitadas com limão. Uma delícia. Os loucos por comida de rua vão se deixar seduzir pelas tradicionais pitas, também disponíveis para viagem, incluindo a famosa com almôndegas e batatas fritas ou uma versão vegetariana com legumes da estação assados, halloumi grelhado, tzatziki e batatas fritas, para acompanhar com um refrescante chá gelado caseiro.
Para sobremesa: iogurte grego gelado, loukoumades, bolinhos quentes tipo churros para mergulhar em molho de chocolate.
O diferencial: um grande terraço para aproveitar sem moderação.
Le Grand café d’Athènes – 74 rue du Faubourg Saint-Denis 10e arrondissement

ALAIN ROUSSEAU tem dois amores: Paris e Brasil. Vive na capital francesa hás 30 anos, mas morou e trabalhou em São Paulo durante oito anos. Nunca mais se desligou do país. Apaixonado por arte e gastronomia, ele é o que os franceses chamam de bon vivant, alguém que gosta de descobrir novidades e que vai trazê-las aqui toda semana.