Não deu nada certo a estratégia da Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) de tentar enfrentar o aplicativo X (ex Twitter), criando um aplicativo de mensagens curtas praticamente igual: o Threads não decola no Brasil e no mundo.
Foi o que constatou o levantamento da consultoria Bites. Mesmo conquistando 100 milhões de usuários nos cinco primeiros dias assim que foi lançado e com a ferramenta de poder atrair os milhões de usuários ativos do Instagram, o novo aplicativo da Meta tem hoje apenas 806 mil usuários ativos no Brasil.
Enquanto isso, o X, do bilionário Elon Musk, coleciona 6 milhões de usuários. Ao redor do mundo, o engajamento de quem procura informações do Threads na plataforma do Google é 21 vezes menor do que as pesquisas na plataforma envolvendo o X. Por aqui, esse número é de 13 a favor do ex-Twitter.
O acesso ao Threads via celular também é menor no Brasil: os usuários do app fazem duas entradas por dia, enquanto no Twitter são 16, mostra a pesquisa. E o tempo que cada pessoa gasta em média no Threads é de um minuto e 50 segundos. Já no antigo Twitter são 35 minutos.
O site Olhar Digital, em matéria publicada dia 2 de agosto e atualizada em 7 de setembro, cujo título é Cinco motivos para não usar o Threads, diz que “usuários não podem baixar arquivos das publicações, não há menções de assuntos mais comentados e é mais complicado excluir a rede sem deletar o Instagram.