BALEIAS JUBARTE MOVIMENTAM O SUL DA BAHIA

Nem só de cacau, chocolate e memórias de Jorge Amado vive Ilhéus: a terra de Gabriela também é um dos maiores pontos de observação dos mamíferos!

Por SIMONE GALIB

Elas vêm chegando: todos os anos, as baleias jubarte buscam as águas mais quentes de lugares tropicais para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes. E um dos lugares de maior avistamento desses mamíferos é o sul da Bahia, que conta com diversas atividades turísticas.

Uma delas acontece no próximo dia 16 de junho no Jardim Atlântico Beach Resort, em Ilhéus, que sediará o evento de abertura da Temporada das Baleias, reconectando as pessoas com o mar e incentivando o turismo de observação. O encontro, organizado pela Ecosul Turismo e Pelo Projeto Baleias na Serra, será realizado das 9h às 17h e tem entrada gratuita.

Segundo a Ecosul, entre junho e outubro, o turismo náutico de observação registra taxas de 95% de sucesso de avistamentos de baleias jubarte. Mais de 1.250 baleias já foram avistadas pelos 750 turistas e 11 pesquisadores que embarcaram na lancha da empresa.

Esse sucesso todo fez com que a Ecosul Turismo disponibilizasse mais de R$ 15 mil para pesquisas realizadas durante os passeios turísticos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA), e destinasse 1% do seu faturamento anual em doações para apoio a atividades de conservação e ao desenvolvimento turístico de comunidades locais.

CIDADE DAS BALEIAS

A consolidação da atividade, que saltou de quatro saídas informais em 2020 antes da criação da Ecosul Turismo para 72 embarques estruturados em 2023 feitos pela empresa, vem reforçando a fama de Ilhéus como a cidade das baleias. “Está se criando uma nova identidade regional, aliada à cultura do cacau e do chocolate”, afirma Leila Borges, gerente-geral do Jardim Atlântico Beach Resort.
      

As baleias buscam as águas tropicais nesta época do ano Foto Divulgação

No resort pé na areia, a programação começa com atividades de limpeza de praia para reforçar a relação da limpeza com a saúde dos animais, o que incentiva a adoção de boas práticas. Ao longo do dia, haverá outras atividades, como aulas de surfe e ioga, contação de histórias e oficinas de artes para as famílias.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp