Notícia boa para os paulistanos: um dos redutos mais tradicionais da cidade ganhou destaque no guia britânico Time Out. A Barra Funda, na zona oeste da cidade, conquistou o 3º lugar entre os 39 bairros mais cool do planeta em 2025, na edição publicada nesta quarta-feira (24).
Ele perdeu apenas para Jimbocho, no Japão, e Borgerhout, na Bélgica. No mesmo ranking, Botafogo, no Rio de Janeiro, aparece em 29º lugar.
A avaliação da publicação é feita a partir de uma pesquisa global com escritores e editores ao redor do mundo. Eles analisam “vida noturna, arte, cultura, comida e bebida a preços acessíveis em cada canto e a cada esquina”.
De fato, a Barra Funda tem de tudo um pouco e o editores da revista captaram bem a sua vibe miscigenada. É um mosaico com passado industrial, comércio de rua, restaurantes, bares, casas de shows, polo cultural, como o Memorial da América Latina, e até um teatro super clássico, o Theatro São Pedro que fica no coração do bairro e guarda mais de 100 anos de história.


A Time Out classifica o bairro de “alma alternativa” de São Paulo, com “uma vibe inegavelmente descolada e criativa”.
“No mesmo quarteirão, você encontrará concreto, trilhos de trem e uma boate cult. Antigos armazéns se transformaram em ateliês, cafés descolados agora ocupam antigas oficinas mecânicas e as festas são realizadas atrás de portões de ferro”, diz a publicação.
Para a editora do site, o dia perfeito na Barra Funda é assim resumido:
“Comece cedo com um passeio pelo Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Primeira parada: café da manhã no A Baianeira. De lá, confira a programação da galeria Mendes Wood, seguido de uma visita à Verniz, uma joia de loja repleta de peças de mobiliário brasileiro moderno. Para o almoço, escolha uma mesa no Mescla; nossa escolha é o irresistível arroz de camarão, e não deixe de experimentar o famoso pudim da casa de sobremesa. À noite, tome um drink no Mamãe Bar, parada obrigatória e lotado de gente jovem e animada, ou experimente os coquetéis do novo point Água e Biscoito.
JEITO CARIOCA DE SER

O Rio de Janeiro não ficou de fora e o bairro do Botafogo foi classificado como um lugar que nunca para. “Quando você pensa que este bairro carioca agitado atingiu o auge, bares, restaurantes, galerias e cafés novos surgem em sobrados reformados e garagens antigas. À noite, as calçadas lotam e lugares como Fala, Macuna, Tão Longe, Tão Perto, Polvo e Quartinho estão sempre lotados – alguns até se transformam em pistas de dança”. Bem, a cara do Rio.
A revista também elogia a gastronomia, classificando-a de “primeira linha”, por mixar “charme descontraído com influência culinária”.
Ali, para a publicação, o dia perfeito é assim:
“Comece com pão de fermentação natural fresco na The Slow Bakery, depois assista a exposições de arte contemporânea nas galerias Athena e Cavalo. Para almoçar, vá ao Sult para uma comida caseira brasileira e italiana e depois pare no Chora para um expresso no meio da tarde. Ao cair da noite, pegue uma mesa (ou na calçada) no Botica, Tero ou Chanchada, três bares que mantêm a música, os drinques e a boa onda rolando até tarde.”