Pensei que fosse impossível roubar a beleza e a transparência das águas de Bonito, um paraíso do ecoturismo brasileiro no Mato Grosso do Sul e frequentado por turistas do mundo inteiro.
Estava enganada: o cristalino rio da Prata foi tingido de marrom pela lama depois de uma forte chuva. Também foram considerados em situação de risco alguns locais do rio do Peixe, Nascente Azul e Gruta do Mimoso.
O Pantanal vive a sua temporada de cheias e este ano as chuvas estão mais intensas em um período de tempo muito mais curto. Em março, as chuvas causaram prejuízos em algumas atrações e sete passeios foram temporariamente suspensos, segundo a imprensa local.
Mas, a situação não é provocada apenas pelas chuvas. Para o SOS Pantanal, uma organização não governamental, o avanço da agricultura sem regras de preservação ambiental ameaça as águas cristalinas de Bonito.
Onde antes era pecuária, hoje é agricultura e essa mudança no uso do solo impacta a natureza. Além disso, alguns proprietários não fizeram curvas de nível para deter as enxurradas.
Com o desmatamento a água da chuva provoca erosão, segue com maior rapidez para as estradas e chega aos rios menores, que perdem sua transparência natural, explica Felipe Dias, diretor do SOS Pantanal, no portal da ONG.
Se essa situação permanecer, Bonito perderá a beleza natural que faz juz ao seu nome!