A Black Friday se aproxima e os cibercriminosos já estão a postos: o varejo deve sofrer cerca de 28,5 mil tentativas de fraudes entre os dias 23, 24 e 25 de novembro.
Em valores esse número representa cerca de R$ 43,9 milhões em fraudes evitadas -em 2022, esse número foi de R$ 69,6 milhões em fraudes evitadas. As informações são da ClearSale, de inteligência de dados.
Para não cair em golpes, fique atento na hora das compras online. Siga o fio:
DESCONFIE DE PREÇOS MUITO BAIXOS
Fique de olho em descontos exagerados. Se você não monitorou os valores com antecedência, desconfie dessas promoções porque podem ser enganosas.
FORMAS DE PAGAMENTO
Opte pelo cartão virtual do seu banco para pagar as compras e não confie em sites que oferecem apenas PIX e boleto bancário como forma de pagamento.
FIQUE DE OLHO NAS URLS DOS SITES
Golpistas costumam criar sites falsos, com erros de ortografias, excesso de dígitos e letras duplicadas na |URL. Antes de comprar, verifique possíveis erros e certifique-se de que está no site oficial da loja.
REPUTAÇÃO DA LOJA
Sempre bom, antes das compras, verificar a avaliação da loja em plataformas de reclamação. Olhe também as redes sociais do estabelecimento. Se não encontrar nada, não compre.