São Paulo, definitivamente, entrou no mapa do fluxo turístico do país: em 2024, a cidade recebeu 35 milhões de visitantes, um crescimento de 23,7% em relação ao ano anterior. Somente no primeiro trimestre de 2025, o fluxo turístico da capital cresceu mais de 17%. E o aumento percentual da presença de estrangeiros foi ainda mais impactante: 22,8%. Os dados são do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris.
Em 2024, a capital foi a opção de lazer mais citada pelos operadores de turismo, conforme revelou a Braztoa, a Associação Brasileira das Operadoras. São Paulo também foi um dos destinos mais pesquisados no país, entre janeiro e fevereiro de 2025, liderando o ranking com mais de 7 milhões de buscas, diz a Similarweb em parceria com o Panrotas. A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, ficou em 2º lugar, com 520 mil procuras.
E mais: ao se comparar o primeiro bimestre dos anos 2024 e 2025, houve crescimento de 15,4% no faturamento mensal do turismo: este ano, o volume do período foi de R$ 3,5 bilhões, de acordo com dados da Fecomércio SP.
MELHOR MÊS
Janeiro, mês das férias escolares e alto verão, foi o período mais movimentado para o turista nacional. Vale lembrar que turista é quem fica de uma a 14 noites consecutivas na cidade.
Já em relação ao aumento do fluxo turístico, março registrou um crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2024. Entre os estrangeiros, fevereiro ganha destaque, com cerca de 278 mil visitantes. Os principais emissores nesse trimestre foram Estados Unidos, Argentina, Chile, Alemanha e Reino Unido.