BRASIL TERÁ ONDA DE CALOR RECORDE E ELA SERÁ LONGA, DIZ METEOROLOGIA!

    Vai ferver: o Brasil terá uma onda de calor histórica a partir desta semana com temperaturas recordes em vários estados, mesmo em cidades onde o calor costuma ser normalmente intenso.

   A expectativa que os termômetros possam atingir marcas de 10ºC a 15ºC acima do normal durante as tardes, segundo projeções da MetSul. 

  Segundo os especialistas, o calor mais intenso inicialmente vai atingir áreas das regiões Centro-Oeste, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e o interior de São Paulo.

  Porém, a massa de ar quente ganhará fôlego, começando a se expandir a partir de sábado para outros estados brasileiros.

  Pelas análises da MetSul, os termômetros vão passar dos 40ºC em várias cidades do interior de São Paulo. A capital também deverá registrar temperaturas entre 36ºC e 37ºC. Situação semelhante deve ocorrer em Belo Horizonte já no próximo sábado.


PERÍODO LONGO

  Na avaliação da MetSul, o período de calor extremo será desta vez mais longo. Normalmente, essas ondas costumam duram entre quatro e sete dias. Mas, desta vez poderá se prorrogar por até dez dias ou duas semanas em alguns locais.

  A cidade de São Paulo, que atingiu máxima recorde de 37,8ºC em 17/10/2014 no Mirante de Santana, poderá registrar na semana que vem e durante este mês de novembro máximas de até 40ºC, diz o instituto.