Uma casa sustentável de US$ 40 milhões está à venda nos Hamptons, a região de altíssimo padrão na cidade de Southampton, em Nova York. Detalhe: ela foi construída por uma empresa comandada por um brasileiro, que faz sucesso entre os endinheirados americanos.
Por trás da empreitada está o empresário paranaense Douglas Strabelli, que fundou há 20 anos a Sagewood Corporation, especializada em imóveis de alto padrão. Ele só trabalha com arquitetos renomados e tem escritórios em Miami e Nova York.
Fotos Divulgação |
Em estilo contemporâneo e novinha em folha, a casa à beira-mar tem nove suítes, mais de 1 mil m² de área interna e 436 m² de espaço interno.
Porém, o seu grande diferencial é a sustentabilidade. Foi planejada para receber o máximo de luz natural.
Por isso, tem paredes retráteis de vidro com vista para a orla de quase todos os cômodos.
Ganhou janelas de vidro duplo que fornecem uma barreira maior contra temperaturas externas, o que aumenta a eficiência energética.
Por falar nisso, a climatização do ar no interior da residência é feita em dutos subterrâneos com geradores de energia geotérmica. No inverno, o ar fica mais quente graças ao calor da terra, enquanto no verão ocorre ao contrário.
No rooftop há um ecotelhado, para reduzir o uso de ar-condicionado, com painéis solares que garantem 30% da energia da casa.
Cisternas reaproveitam a água da chuva e de reuso. O sistema de automação permite ainda o controle de iluminação, som, temperatura, irrigação, acionamento de persianas, otimizando o consumo de energia.
Alguém interessado?