O Brasil fez bonito na Itália, a terra da pizza: quatro pizzarias de São Paulo estão na premiação do 50 Top Pizza World, que avalia as melhores pizzarias do mundo. O evento aconteceu nesta terça-feira, 10, no Teatro Mercadante di Napoli, em Nápoles. E o brasileiro Matheus Ramos foi eleito o melhor pizzaiolo do mundo de 2024.
Ao longo deste ano, estiveram no ranking a Leggera Pizza Napoletana, em 11º lugar; a QT Pizza Bar, em 39º; a Pizza da Mooca, em 53º, e a Unica Pizzeria, em 87º.
Aberto em 2019, um pouco antes da pandemia, o QT Pizza Bar deu este ano um belo salto no ranking das melhores pizzas mundiais. Em 2023, ocupava o 51º lugar (hoje está em 39º) e ocupa o 2º lugar no 50 Top Pizza America Latina. Nessa premiação, Matheus também foi classificado como melhor pizzaiolo.
As pizzas da casa, que fica na al. Ministro Rocha Azevedo, em Cerqueira César, são em tamanho único, no estilo napolitano, feitas com massa de fermentação natural, altas nas bordas e finas no centro.
A Pizzaria da Mooca também comemorou.
“Estamos pela terceira vez consecutiva na lista das melhores pizzarias do mundo. Quando começamos, em 2011, apenas nós fazíamos pizza napolitana e agora vemos o mercado crescendo cada vez mais”, diz o precursor Fellipe Zanuto, chef da casa.
Além da unidade a rua da Mooca, a pizzaria tem outra em Pinheiros, na rua João Moura. Também usa a massa de fermentação lenta, preparada com farinha italiana 00 e ingredientes frescos, como manda a tradição.
No próximo dia 30 de setembro, haverá o The Best Pizza 2024, que vai premiar os 100 maiores pizzaiolos do mundo, em Milão, na Itália.
“