Diminuiu a confiança dos americanos sobre a maneira como o presidente Joe Biden está lidando com questões-chave, como a imigração e a reconstrução da infraestrutura do país em menos de um ano desde que assumiu a Casa Branca.
É o que revela a mais recente pesquisa da ABC News/Ipsos. O índice geral de aprovação do governo é de 45% e o de desaprovação, de 49%.
O levantamento foi feito entre 24 e 28 de setembro, quase um mês depois da desastrosa retirada das tropas do Afeganistão, que deixou 13 americanos mortos em um ataque terrorista no Aeroporto de Cabul.
Segundo a pesquisa, a maioria dos democratas ainda apóia Biden no combate à pandemia (91%), reconstrução da infraestrutura |(87%) e na recuperação econômica (84%).
Mas, caiu o apoio dos democratas em relação à política do Afeganistão (69%), violência armada (65%) e imigração/fronteira sul (60%).
A queda de aprovação de seu próprio partido revelada pela pesquisa se reflete na aprovação geral de Biden: Afeganistão e violência armada (38%) e a situação da fronteira (33%).
Os números de Biden caíram 7 pontos no geral pela maneira como lida com a pandemia (entre os republicanos, a queda foi de 14).
O percentual de pessoas que desaprovam a gestão de Biden na economia também cresceu 7 pontos percentuais em relação à pesquisa feita em agosto.