O ano vai chegando ao fim, mas a ação dos cibercriminosos é ilimitada. A mais nova fraude envolve o filme Wonka, já em exibição nos cinemas. Os fãs estão sendo levados a entregar seus dados confidenciais e dinheiro para assistir o longa em streaming.
Segundo a Kaspersky, empresa de cibersegurança, os golpistas oferecem streaming free do filme. Eles estão praticando a fraude, usando o site Surveymonkey, um criador de pesquisas e questionários online gratuitos.
Depois de clicar no link, em vez de acessar o player, os internautas são direcionados para um outro site, à primeira vista, “inofensivo”. O site, porém, pede informações pessoais para dar acesso ao filme completo.
Então, direciona as vítimas para uma tela pop up, que teria o suposto intuito de criar uma conta.
Pedem um cartão de crédito e número de identificação pessoal, além de dados confidenciais, como nome, endereço, telefone etc. Isso permite a eles criar débitos não autorizados, em nomes das vítimas, difíceis de cancelar.
Além dos prejuízos financeiros e roubos de dados privados, as vítimas também correm o risco de ter suas informações pessoais vendidas na dark web, a chamada internet profunda.
COMO EVITAR?
A primeira dica é tomar cuidado com mensagens, que podem vir por um e-mail, SMS ou qualquer outro aplicativo. Sempre contêm um link que o direcionará a um site falso.
Opte sempre por fontes confiáveis, como sites oficiais, varejistas autorizados, para comprar mercadorias ou acessar conteúdo, como streaming.
E sempre esteja atento ao compartilhamento de informações pessoais, como endereço, telefone ou dados financeiros. Os especialistas recomendam ainda ter uma proteção antivírus no computador e celular.