Se você está de malas prontas para curtir o verão europeu, prepare-se: a primeira grande onda de calor da temporada está batendo recordes de temperaturas em vários países. Na Itália, Portugal, França e Espanha os termômetros estão batendo 44ºC. Em Lisboa, a previsão é de mais de 42ºC nos próximos dias. Não há previsão de quedas.
Para enfrentar essas temperaturas máximas e proteger a pipulação, cada país tem tomado medidas específicas. A Grécia, por exemplo, está em alerta máximo por conta dos incêndios florestais, cujos últimos têm sido devastadores.
Na última quinta-feira (26), um incêndio atingiu o sul da capital Atenas, provocando evacuações e bloqueios de estradas perto do antigo Templo de Poseidon. E, por falar em incêndios, a região da Sicília, na Itália, registrou 15 incêndios no sábado (28).
A Espanha também está fervendo, com temperaturas acima da média e quebrando recordes, especialmente no Sul do país. El Granado, no sul de Andaluzia, registrou no último sábado (29) a mais alta temperatura na história do país no mês de junho: 46ºC. Até então, o recorde pertencia à Sevilha, com 45,2º, em 1965.

Na França, a situação não é diferente: cerca de 200 escolas públicas devem permanecer fechadas até a próxima quarta-feira, 2 de julho, por conta do calor extremo.