ECLIPSE À VISTA: PLANETÁRIO IBIRAPUERA TERÁ SESSÃO ESPECIAL NO SÁBADO!

    O eclipse solar, que acontece neste sábado (14), começará “mais cedo” em São Paulo. É que o Planetário Ibirapuera realizará, às 11h, uma sessão especial ao vivo. Batizada de Eclipse à vista, terá duração de 40 minutos.

  Na ocasião, o astrônomo Marcelo Rubinho vai explicar os aspectos sobre o fenômeno, assim como outras curiosidades ligadas a ele. Os ingressos podem ser comprados no  UrbiaPass (a partir de R$ 15, meia entrada) e a classificação etária é livre.

  Em São Paulo, o fenômeno será parcial, oferecendo 40% de visibilidade em seu ápice. Poderá ser visto em todo o país, mas melhores regiões para observá-lo por completo serão o Norte e o Nordeste.

  Os eclipses solares ocorrem quando o sol, a lua e a Terra estão alinhados. A lua passa entre a Terra e sol, bloqueando a sua luz.

  Ele será anular, ou seja, a lua não cobrirá totalmente o disco solar, fazendo com que o sol lembre um anel de fogo em torno da borda da lua, projetando um encontro poderoso no céu.

Leia aqui

CUIDADOS EXTRAS 

  Durante o eclipse, as pessoas nunca devem olhar diretamente para o sol sem proteção para evitar eventuais danos irreversíveis na retina ocular.

  Segundo os especialistas, também não devem ser usados óculos de sol comuns e radiografias médicas.

  Eles alertam que o meio mais seguro é a observação do fenômeno com filtros apropriados, fazer projeções do sol no chão ou em uma folha de papel.

  Outra alternativa é usar um vidro para máscara de solda, que pode ser encontrado em lojas de material de construção.