‘ENCHENTE DO SÉCULO’ DEIXA AO MENOS 95 MORTOS NA ESPANHA

Centenas de pessoas continuam desaparecidas depois de oito horas equivalentes a um ano de chuva. As imagens são impressionantes!

As imagens das enchentes que atingiram a Espanha continuam a impactar o mundo: pelo menos 95 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas após as grandes inundações que atingiram a região de Valência, na costa leste do país, deixando um rastro de destruição, com veículos empilhados.

Em apenas oito horas, choveu o equivalente a um ano de chuva em algumas áreas, causando inundações que devastaram cidades inteiras. O fenômeno climático já está sendo chamado de “a tempestade do século”, a pior de todas ao longo das últimas décadas.

“Estamos diante de uma situação inédita, da qual ninguém tem recordação”, disse o chefe do governo de Valência.

Um trem de alta velocidade, com cerca de 300 passageiros a bordo, descarrilou perto de Málaga, cidade da costa mediterrânea a cerda de 600 km de Valência. Autoridades locais não relataram feridos. O serviço de trens entre Valência e Madri foi interrompido, assim como outras linhas na região.

Mas, o que causou tanta chuva? Segundo o portal MetSul, a tempestade foi em decorrência de um cenário meteorológico envolvendo um bloqueio atmosférico, que os espanhóis chamam de DANA. Havia uma bolha de calor no Norte da África no momento do evento extremo de chuva, contribuindo para a instabilidade extrema com a formação de nuvens carregadas sobre o Mediterrâneo que avançaram para o Sul da Espanha.

Fotos rede X

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, disse que as vítimas afetadas pelas inundações não serão abandonadas e que serão reconstruídas as cidades e bairros afetados pela força das águas. O governo declarou três dias de luto.

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp