Será que o destino do aplicativo Tik Tok será finalmente selado? O presidente Donald Trump disse ter finalizado o acordo para a compra pelos EUA do app de mídia social. E que essa decisão foi tomada nesta sexta-feira (19) após uma conversa com Xi Jinping, o presidente da China.
“Fizemos progressos em muitas questões importantíssimas, incluindo comércio, fentanil, a necessidade de pôr fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a aprovação do acordo do TikTok. Também concordei com o presidente Xi que nos encontraríamos na Cúpula da APEC na Coreia do Sul, que eu iria à China no início do próximo ano e que o presidente Xi, da mesma forma, viria aos Estados Unidos em um momento oportuno”, escreveu Trump na Truth Social.
De propriedade do ByteDance, conglomerado chinês, o TikTok entrou na mira dos EUA devido a preocupações com a segurança nacional, o que incluiria vazamentos de dados. Durante o governo de Joe Biden, o Congresso aprovou uma lei exigindo que o aplicativo fosse vendido a investidores americanos ou proibido dentro do país. Biden deixou a decisão para o governo Trump que desde o início de sua administração vem tentando resolver a questão.
Na última segunda-feira (15), Scott Bessent, secretário de Tesouro dos EUA, anunciou que autoridades americanas e chinesas chegaram a um acordo para o aplicativo que, segundo os chineses, “atende aos interesses de ambas as partes”.
Vamos aguardar!