Os EUA estão agindo rápido para combater os protestos que se espalharam pelo país depois que um homem negro foi morto pela polícia.
A Guarda Nacional anunciou neste domingo (31) ter mobilizado 5 mil homens para combater as manifestações em 15 estados. E outros 2 mil estão prontos para entrar em ação, caso não se restabeleça a ordem.
Além disso, Texas, Arizona, Georgia, Missouri e Minnesota declararam estado de emergência.
“Temos nossas Forças Armadas prontas, dispostas e capazes, se quiserem chamá-las. Podemos ter tropas muito rapidamente”, escreveu no sábado (30) o presidente Donald Trump no Twitter.
Os protestos começaram no dia 25 de maio, quando George Floyd, de 46 anos, foi rendido por um policial que o sufocou com o joelho em seu pescoço, embora estivesse desarmado e deitado no chão.
A partir daí, milhares de pessoas foram às ruas e a violência tomou conta de várias cidades, com depredações de propriedades privadas, saques em lojas e ataques aos policiais.
Alguns desses atos mais violentos têm sido atribuídos ao ANTIFA, um grupo de extrema-esquerda. Até a sede da CNN em Atlanta, capital da Georgia, foi depredada.
Trump também postou no Twitter que pretende classificar esse grupo como terrorista.