Um das maiores festas da Índia vai desembarcar em São Paulo: o Diwali, conhecido como Festival das Luzes, fará uma grande imersão nas tradições do Ano Novo Indiano com direito a muita música, dança, arte, gastronomia e espiritualidade.
O festival será celebrado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Largo da Batata, em Pinheiros, São Paulo, com entrada gratuita. O Diwali, que marca a virada de ano para a comunidade hindu, é celebrado mundialmente com rituais de luz e alegria. Na ìndia, as pessoas usam roupas novas, soltam fogos de artifício e compartilham guloseimas.
Aqui, o festival terá apresentações musicais, danças tradicionais, workshops de ioga e oficinas de arte, além de uma feira de artesanato. Na culinária, chefs indianos vão preparar pratos e grande variedade de doces típicos.
O ápice do festival será no sábado, dia 1º, às 19h, quando as velas serão acesas em uma cerimônia que representa esperança e renovação. O público será convidado a mentalizar os seus desejos para o próximo ano.
Promete muita animação também os shows de música e danças inspirados em Bollywood, além de outros estilos, como o Bhangra e o Garba. No sábado, às 14h, se apresenta o bloco Bollywood Brasil que faz muito sucesso no Carnaval paulistano. No domingo, haverá aulas de yoga e meditação com mestres indianos , além de oficinas de artesanato e henna.
Em São Paulo, onde a imigração indiana tem se consolidado especialmente nas duas últimas décadas, a comunidade é ativa em setores como tecnologia, medicina e engenharia, mantendo vivas suas tradições e contribuindo para a diversidade cultural da cidade. O evento tem o apoio do Consulado Indiano e Centro Cultural da Índia, sendo organizado pelo grupo Cola em Sampa e Associação Indiana.