FLÓRIDA TAMBÉM ESTUDA ACUSAÇÕES CONTRA MADURO

A informação foi dada pelo governador do estado, Ron De Santis. Maduro e sua esposa, Cilia Flores, estão detidos em um presídio de segurança máxima de Nova York onde serão julgados por ações de narcoterrorismo

São muitos os desdobramentos após a prisão de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. Ron De Santis, governador da Flórida, disse que o gabinete do procurador-geral do estado está analisando “muito seriamente” apresentar acusações estaduais contra o ditador venezuelano.

Segundo ele, “também temos o direito, como estado, de apresentar as acusações pertinentes em um tribunal estadual, e estamos trabalhando nisso.” O governador republicano disse que essas acusações podem ser apresentadas em locais como Miami ou Doral, ambos com grandes comunidades de imigrantes venezuelanos. Para ele, seria uma oportunidade de fazer justiça àqueles que foram obrigados a fugir de suas casas.

Maduro e sua esposa, Cilia Flores, estão atualmente no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, prisão federal de segurança máxima, onde serão julgados por acusações de narcoterrorismo ligadas a uma operação de tráfico de cocaína comandada pelas Forças Armadas da Venezuela. O governador DeSantis afirmou que “Maduro estava muito envolvido no tráfico de drogas, especialmente na Flórida.”

LONGA INVESTIGAÇÃO

A investigação envolvendo Maduro se estende há mais de uma década. Em uma publicação no X, a Divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) explicou ter descoberto uma rede de narcotráfico envolvendo membros do regime de Maduro e outros das forças armadas e dos serviços de segurança daquele país, que operam uma organização criminosa na América Latina, América Central e nos Estados Unidos.

O secretário de Estado, Marco Rubio, disse que os primeiros passos agora são garantir o que é do interesse nacional dos Estados Unidos e também benéfico para o povo da Venezuela.

“Chega de tráfico de drogas. Chega de presença do Irã/Hezbollah lá. Chega de usar a indústria do petróleo para enriquecer todos os nossos adversários”, escreveu Rubio em seu perfil no X.

VENEZUELANOS EM FESTA

Assim que souberam da captura do ditador, os venezuelanos explodiram em comemorações que se espalharam pelo mundo. A líder da oposição e prêmio Nobel da Paz, Maria Corina Machado, disse que o povo saiu às ruas em 30 países e 130 cidades do mundo “para celebrar um passo gigantesco que marca a inevitabilidade e a iminência da transição na Venezuela.

“Os venezuelanos agradecem ao presidente Donald Trump e à sua administração pela firmeza e determinação no cumprimento da lei. A Venezuela será o principal aliado dos Estados Unidos nas áreas de segurança, energia, democracia e direitos humanos. A liberdade da Venezuela está próxima e em breve iremos celebrar em nossa própria terra. Vamos gritar, rezar e nos abraçar em família, porque nossos filhos retornarão para casa”, afirmou.

Nesta quarta-feira (7), a Embaixada dos Estados Unidos, publicou no X a declaração do presidente Donald Trump:

“Queremos nos cercar de bons vizinhos. Queremos nos cercar de estabilidade. Queremos nos cercar de energia… precisamos disso para nós mesmos, precisamos disso para o mundo — e queremos garantir que possamos protegê-lo.”

·

GOSTOU? COMPARTILHE AGORA:

X | Twitter
Telegram
Facebook
LinkedIn
WhatsApp