Tem calor brasileiro no inverno europeu de 2025: Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto levaram para seis países a mistura inusitada de forró e música sinfônica. E estão fazendo o maior sucesso por onde passam. A estreia foi no Barbican Centre, em Londres na quinta-feira (30). Na sequência, passaram pela Salle Pleyel, em Paris, uma das maiores salas francesas do século 20. Os ingressos esgotaram nas duas apresentações.

Depois de um show na Holanda, eles subirão ao palco da Paral-lel 62, sala de concertos contemporânea em Barcelona nesta terça-feira (4) . Depois, seguem para Berlim e Portugal, onde se apresentarão na cidade do Porto e em Lisboa.
A turnê europeia marca o início das comemorações dos 25 anos da Orquestra Ouro Preto, que tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Tamanho sucesso se deve à mistura do clássico a estilos mais populares, como rock, MPB e até hip hop.
A parceria com o cantor e compositor pernambucano surgiu em 2014 e se renovou em 2020. O repertório tem clássicos como La Belle de Jour, Anunciação, Tropicana e Como Dois Animais, entre outros.