Os jovens não estão dispostos a abrir mão de sua qualidade de vida e do convívio com amigos e familiares quando o assunto é trabalho. E o modelo híbrido é o queridinho da Geração Z, que deve representar mais de um quarto da força de trabalho global até 2025.
Uma recente pesquisa mostra que, graças ao modelo de trabalho híbrido, 85% desses jovens desejam estar em um escritório perto de casa. Um outro estudo também revelou que, para outros 77%, um local mais próximo de onde moram era requisito obrigatório para a próxima mudança de emprego.
Assim, as empresas cada vez mais respondem à demanda dos funcionários, adotando o modelo hub and spoke, que reduz o tamanho do seu escritório principal e utiliza outros mais perto das casas dos seus funcionários.
Esses dados constam da pesquisa The Future of Work: a trends forecast for 2023 (|o futuro do trabalho e as tendências para 2023), realizada pelo IWG, líder global para soluções de trabalho híbrido.
Como benefícios do trabalho híbrido, a Geração Z destaca:
76% querem equilíbrio entre vida pessoal e trabalho;
52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares
47% economizar dinheiro viajando em dias menos movimentados
30% desfrutar de férias mais longas
O QUE BUSCAM ESSES JOVENS?
- Cerca de 2/3 deles disseram que se interessariam mais em se candidatar a um emprego com horário flexível.
Outros 36% afirmaram que procuram um emprego com divisão uniforme entre trabalho presencial e remoto, enquanto 14% querem totalmente remoto.
A maioria deles também diz ser atraída por benefícios financeiros e de bem-estar, como programas de aposentadoria e inscrições em academias.
O estudo do IWG mostrou ainda que 75% dos CEOs entrevistados esperam que suas empresas continuem operando em um modelo de trabalho híbrido nos próximos cinco anos.
Uma revolução no mercado tradicional de trabalho!