Quem sonha em morar por algum tempo nos Estados Unidos, a hora pode ser esta: o governo americano anunciou que vai disponibilizar cerca de 20 mil vistos (tipo HB2) adicionais para trabalhadores temporários.
O objetivo é recuperar a mão de obra qualificada no país e se aplica unicamente a vagas de trabalho disponíveis para uma situação única ou sazonal.
Ou seja: o empresário vai poder contratar mediante situações que exijam a necessidade de um suporte.
A disponibilidade de mão de obra nos EUA tem um déficit gigantesco, explica o advogado Daniel Toledo, especialista em direito internacional.
Muitos americanos não querem voltar ao mercado de trabalho porque estão vendendo produtos pela Amazon, trabalhando de suas casas e recebendo ainda auxílio governamental por conta da pandemia, diz Toledo.
Para o especialista, esse cenário pode ser extremamente prejudicial a longo prazo, porque a captação de impostos não oferece a mesma eficiência.
Porém, esses vistos têm características específicas: oferecem um limite de tempo para residência no país, não dando total acesso à imigração.
As vagas disponibilizadas também não podem afetar o mercado de trabalho americano, uma vez que suprem a falta de empregados em setores específicos.
Para o advogado, a medida beneficia tanto empresas e empregadores quanto para quem tem qualificações e quer viver uma experiência de trabalho nos EUA.