O futuro já bate à porta: o BMW Group estuda o uso de robôs humanoides na linha de produção, algo inédito em sua história. Durante um teste, que durou várias semanas na fábrica do BMW Group Spartanburg, o robô, batizado de Figure 02, da empresa californiana Figure, inseriu com sucesso peças de chapa metálica em fixações específicas, montadas como parte do chassi. E ele foi considerado hábil para concluir essa etapa da produção.
Na avaliação da empresa, a utilização desses robôs tem por orbjetivo poupar os funcionários de realizar tarefas ergonomicamente desajeitadas e cansativas.
Além desse robô específico, o grupo também está testando e avaliando como robôs humanoides podem ser usados com segurança na fabricação de automóveis.
A empresa californiana que criou o Figure 02 diz que hoje ele é o mais avançado do mundo disponível no mercado. A combinação de mobilidade de duas pernas e destreza avançada mostra que seu uso é ideal em processos fisicamente exigentes, inseguros ou repetitivos.
Ele exibe comunicação de voz aprimorada, câmeras, microfones e sensores, bateria de alto desempenho, mãos e força compatível com a dos humanos. Assim, pode executar tarefas autônomas, semelhantes às humanas e usando as duas mãos. Pode ainda posicionar várias peças complexas com precisão milimétrica e andar dinamicamente.
Por enquanto, não há robôs trabalhando nas fábricas do BMW Group, que produz as marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, e é considerada líder mundial na venda de automóveis premium, com uma rede global de vendas em mais de 140 países.