Famoso pelas disputadas estrelas que concede a restaurantes, o Guia Michelin se lança em uma nova classificação: a sua primeira seleção de chaves que vai celebrar os hotéis mais excepcionais do mundo. O guia também apresentará quatro novos prêmios especiais, destacando a excelência em áreas específicas da hospitalidade.
A cerimônia de apresentação das Chaves Michelin será feita dia 8 de outubro de 2025 online (mídias sociais e plataformas editoriais do guia) e presencialmente no Musée des Arts Décoratifs, com vista para o Louvre e o Jardin des Tuileries, em Paris.
Ao longo de 2024 e no início de 2025, o sofisticado guia apresentou chaves em 15 dos principais destinos de viagens, marcando agora a estreia de uma seleção mundial de hotéis.
Além disso. a publicação também criou nos últimos anos uma seleção global e independente de hotéis com cerca de 7 mil propriedades em mais de 125 países.
O QUE SÃO AS CHAVES MICHELIN?
Assim como as estrelas indicam as melhores experiências culinárias, as chaves Michelin destacam as estadias mais extraordinárias, seguindo cinco critérios universais: o hotel é uma porta para o destino; a excelência em design de interiores e arquitetura; qualidade e consistência no serviço, conforto e manutenção; consistência entre o nível de experiência e o preço pago; exclusividade, personalidade e autenticidade
Alám das chaves, o guia apresentará quatro novos prêmios: de Arquitetura e Design; Wellness (programas holísticos e de bem-estar); Local Gateway (hotéis que oferecem conexões imersivas com seu entorno) e Opening of the Year (hotéis recém-inaugurados que impactaram o cenário de hospitalidade e, seu primeiro ano).